O presidente Luiz Inácio Lula da Silva precisará realizar novos exames após sofrer uma queda no banheiro. Ele teve um ferimento na região occipital e está sendo monitorado em casa. Médicos alertam sobre os riscos associados a quedas em idosos e enfatizam a importância da prevenção.
- Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisará realizar novos exames de neuroimagem nas próximas 72 horas. O objetivo é confirmar que não há sangramento ou edema na região occipital do crânio, lesionada após uma queda no banheiro. A informação foi divulgada em boletim médico.
Os médicos informaram que Lula sofreu um “ferimento corto-contuso em região occipital” e recebeu pontos na parte de trás da cabeça. Ele foi atendido no Hospital Sírio-Libanês e está sendo monitorado em casa.
Detalhes do Acidente
O acidente ocorreu na noite de sábado (19), enquanto Lula e a primeira-dama, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, se preparavam para uma viagem à Rússia, onde ele participaria da cúpula do Brics. Por recomendação médica, a viagem foi cancelada.
Avaliação Médica
O neurocirurgião Luiz Severo, especialista em dor, explicou que Lula teve um traumatismo cranioencefálico leve. “Ele não teve perda de consciência e chegou ao hospital consciente e orientado”, disse Severo. O termo “ferimento corto-contuso” indica que o presidente também sofreu uma contusão cerebral, resultando em pequenos sangramentos.
Severo destacou que esses sangramentos são benignos, mas o risco de aumento é maior em pacientes idosos devido à fragilidade dos tecidos e vasos sanguíneos. Lula, com 78 anos, deve ser monitorado atentamente.
Riscos Associados a Quedas
A geriatra Maisa Kairalla, membro da Câmara Técnica de Geriatria do Cremesp, comentou sobre a frequência de quedas entre idosos. Dados do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia mostram que 40% das pessoas acima de 80 anos sofrem quedas anualmente.
Kairalla alertou sobre o risco de hematoma subdural, que pode ocorrer após um traumatismo craniano. “Às vezes você bate a cabeça, não sangra no dia, mas isso pode acontecer em até 30 dias”, explicou a médica.
Prevenção de Quedas
Ela também ressaltou a importância de adaptações nas casas para evitar quedas, especialmente em banheiros, que são locais propensos a acidentes. “O banheiro fica molhado e pode causar escorregões”, afirmou Kairalla.
LEIA TAMBÉM
- Sem amparar trabalhadores rurais, MG pode sofrer com falta de alimentos
- Tony Ramos passa por cirurgia de emergência no Rio de Janeiro
- Polícia investiga se idosa de 94 anos sofreu abuso sexual em hospital do Rio de Janeiro
- Doria: atos pró e contra governo federal serão em dias diferentes
- Direito à menstrução é questão ainda não resolvida na América Latina
Perguntas Frequentes sobre a Situação de Lula
O que aconteceu com o presidente Lula?
Lula sofreu uma queda no banheiro e teve um ferimento na região occipital.
Quais exames ele precisará repetir?
Ele fará novos exames de neuroimagem para verificar possíveis sangramentos ou edemas.
Como está sua saúde?
Lula está sendo monitorado em casa após receber atendimento médico.
Quais os riscos associados a quedas em idosos?
Quedas podem levar a hematomas subdurais e fraturas, especialmente entre pessoas idosas.
Com informações da Folha de S. Paulo.