Brasília – O senador Flávio Bolsonaro (PL) afirmou que, se seu pai, Jair Bolsonaro (PL), continuar inelegível em 2026, ele pretende disputar a Presidência representando a direita. A informação foi divulgada pelo jornalista Elio Gaspari, na coluna da Folha de S. Paulo. Recentemente, Flávio havia dado sinais de otimismo sobre as chances de reversão da inelegibilidade do ex-presidente.
Duas semanas atrás, em entrevista ao jornalista Guilherme Amado, do Metrópoles, o senador demonstrou esperança na articulação para aprovar uma anistia no Congresso Nacional, que beneficiaria Bolsonaro e outros envolvidos na tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Segundo ele, é apenas uma questão de tempo para que a medida seja aprovada.
Possível candidatura de Flávio Bolsonaro
Flávio declarou que, caso não haja reversão da inelegibilidade de Jair Bolsonaro, ele pretende se lançar como candidato à Presidência em 2026. O senador explicou que a ideia é manter o grupo político do pai na corrida presidencial, representando a direita brasileira. “Certeza que vai ser aprovada ainda este ano, tanto no Congresso quanto no Senado”, afirmou o senador sobre a anistia que poderia reverter a situação de Bolsonaro.
Ineligibilidade de Jair Bolsonaro
A inelegibilidade do ex-presidente foi decretada em junho de 2023 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão, tomada por cinco votos a dois, concluiu que Bolsonaro abusou do poder político e usou indevidamente meios de comunicação. O julgamento se referiu a uma reunião em 2022, durante a pré-campanha, em que Bolsonaro fez acusações sem provas sobre o sistema eleitoral brasileiro.
Articulação no Congresso para a anistia
Na entrevista ao Metrópoles, Flávio mencionou que o Congresso está trabalhando para aprovar a anistia, o que beneficiaria não apenas seu pai, mas também outros políticos condenados. A medida pode ser aprovada ainda este ano, segundo o senador, que se mostrou confiante no apoio do Senado e da Câmara dos Deputados.
Preocupações com a Procuradoria-Geral da República
Ainda na entrevista, Flávio abordou a possibilidade de o Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, denunciar Jair Bolsonaro após o segundo turno das eleições deste domingo (27). De acordo com o senador, a família já conta com essa possibilidade e aguarda que Gonet “siga o que está nos autos” e não atue de maneira influenciada por pressões, semelhante às críticas feitas à operação Lava Jato. “Só resta orar para que isso não aconteça”, concluiu Flávio.
LEIA TAMBÉM
- Flávio Bolsonaro vota com camisa ‘Bolsonaro 2026’ apesar da inelegibilidade
- Possível condenação pode deixar Bolsonaro inelegível até os 100 anos de idade
- Os caminhos de Bolsonaro após a inelegibilidade decidida pelo TSE
- Por 5 votos a 2, TSE torna Bolsonaro inelegível por oito anos
- Alexandre de Moraes comemora aprovação de Flávio Dino para STF
Perguntas Frequentes sobre a Inelegibilidade de Jair Bolsonaro e Possível Candidatura de Flávio Bolsonaro
1. Por que Jair Bolsonaro está inelegível? A inelegibilidade de Bolsonaro foi decretada pelo TSE em junho de 2023, após ele ser acusado de abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação em uma reunião com embaixadores durante a pré-campanha de 2022.
2. O que Flávio Bolsonaro disse sobre a anistia no Congresso? Flávio afirmou que o Congresso Nacional está trabalhando para aprovar uma anistia que beneficiaria Jair Bolsonaro e outros condenados, e que espera que a medida seja aprovada ainda este ano.
3. Existe chance de reversão da inelegibilidade de Bolsonaro? Segundo Flávio Bolsonaro, a anistia no Congresso pode ser um caminho para reverter a situação e permitir que Jair Bolsonaro se candidate novamente.
4. Qual é a posição de Flávio Bolsonaro sobre a possível denúncia de Paulo Gonet? Flávio indicou que a família de Bolsonaro está apreensiva com a possibilidade de uma denúncia por parte do Procurador-Geral da República, esperando que as ações de Gonet sigam “o que está nos autos.”