Brasília – O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (6) que planeja pedir autorização ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para comparecer à posse de Donald Trump em janeiro, caso receba um convite oficial. Bolsonaro está proibido de sair do Brasil e teve seu passaporte retido enquanto enfrenta investigações sobre possível interferência no processo eleitoral de 2022.
Em entrevista à Folha de S. Paulo, Bolsonaro mencionou que, se receber o convite de Trump, tentará uma liberação especial com o STF e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para ele, o convite pessoal do “homem mais forte do mundo” pode tornar o pedido difícil de ser negado. “Quem vai convidar do Brasil? Talvez, só eu”, declarou.
Restrição de viagem e apoio de Eduardo Bolsonaro a Trump
Bolsonaro teve pedidos anteriores de viagem ao exterior negados, inclusive uma solicitação para visitar Trump durante a apuração dos votos americanos nesta semana. Apesar disso, seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, acompanhou a apuração em Mar-a-Lago, evidenciando a proximidade da família com o líder republicano.
Caso Bolsonaro consiga autorização para ir à posse, a situação pode se tornar um ponto de tensão nas relações institucionais no Brasil, especialmente em um momento em que o ex-presidente enfrenta múltiplas investigações e está impedido de deixar o país.
Bolsonaro sobre relação com Trump
Bolsonaro comparou a relação entre ele e Trump como uma ligação natural, “como alguém que gosta de você de graça”. Ele afirmou que vê Trump como uma figura de maior influência global, fazendo uma analogia entre a relação entre o Brasil e os EUA, comparando-se ao Paraguai em relação ao ex-presidente americano.
Além disso, Bolsonaro criticou o processo judicial contra ele, especialmente em relação a Moraes e aos investigados pelos atos golpistas de 2022, questionando o andamento das apurações.
“Há dois anos querendo me incriminar como golpista, vai a m****”, declarou, criticando a demora na resolução das investigações.
LEIA TAMBÉM
Perguntas frequentes sobre o pedido de Bolsonaro para ir à posse de Trump
Por que Bolsonaro quer pedir autorização para ir aos EUA?
Bolsonaro planeja comparecer à posse de Trump caso receba um convite formal.
Bolsonaro pode deixar o país atualmente?
Não. Ele está proibido de viajar para o exterior devido a investigações em curso e teve seu passaporte retido.
Qual o papel de Alexandre de Moraes neste pedido?
Como relator dos processos, Moraes decidirá sobre o pedido de viagem de Bolsonaro.
Eduardo Bolsonaro estará na posse?
Eduardo já se encontrou com Trump recentemente, reforçando a relação da família com o ex-presidente americano.