Rio de Janeiro recebe G20 Social com ampla programação; Saiba como participar 

Evento pioneiro integra sociedade civil e lideranças do G20

Redacao
Por Redacao
4 Min Read

Rio de Janeiro – Na próxima semana, o Rio de Janeiro será palco do G20 Social, evento que promove um diálogo direto entre a sociedade civil e lideranças governamentais. Com início na quinta-feira (14) e encerramento no sábado (16), o encontro foi idealizado pelo governo brasileiro e ocorre durante a presidência do país no G20. Essa é a primeira vez que o Brasil ocupa essa posição desde 2008, quando o formato atual do grupo foi estabelecido, reunindo as 19 maiores economias mundiais, além da União Europeia e, recentemente, a União Africana.

Diferente das edições anteriores, em que a sociedade civil se reunia em atividades paralelas, o G20 Social incorpora diretamente esses encontros na programação oficial, visando fortalecer o diálogo com os líderes mundiais. Durante os três dias de evento, organizações sociais liderarão atividades e debates, com o objetivo de formular um documento final que será entregue aos governos na Cúpula dos Líderes do G20, prevista para os dias 18 e 19 de novembro. Ao final do ano, o Brasil passará a presidência do grupo para a África do Sul.

Como participar do G20 Social

As atividades do G20 Social são abertas ao público, mas é necessário realizar o credenciamento online. Os interessados devem acessar o site oficial do evento e preencher o formulário com nome, e-mail e CPF ou passaporte. O credenciamento ficará disponível até terça-feira (12).

O evento será realizado em espaços localizados no Boulevard Olímpico, na região central do Rio de Janeiro, incluindo o Espaço Kobra, Armazém 2, Armazém 3, Armazém Utopia e o Museu do Amanhã. A entrada em cada espaço será limitada pela capacidade do local e, portanto, o uso de crachá será obrigatório. O credenciamento pode ser retirado no Espaço Kobra a partir de quarta-feira (14), primeiro dia da programação.

Programação e documento final do G20 Social

O G20 Social terá atividades autogestionadas, ou seja, propostas diretamente por organizações participantes. Encontros, debates e atividades diversas serão realizados com foco em temas sociais. Ao término do evento, será produzido um documento final contendo as principais ideias e propostas apresentadas, o qual será entregue durante a Cúpula dos Líderes do G20, que ocorre em novembro.


LEIA TAMBÉM


Perguntas e Respostas Frequentes

O que é o G20 Social?
O G20 Social é um evento que integra a sociedade civil nas atividades do G20, promovendo diálogo direto com líderes mundiais.

Como participar do evento?
O público pode participar mediante credenciamento prévio, que pode ser feito até o dia 12 de novembro pelo portal oficial do G20 Social.

Quais são os locais do evento?
O evento ocorrerá no Boulevard Olímpico, incluindo o Espaço Kobra, Armazém 2, Armazém 3, Armazém Utopia e o Museu do Amanhã.

O que será feito com as propostas discutidas no evento?
As propostas serão reunidas em um documento final que será apresentado na Cúpula dos Líderes do G20.


Assuntos:
Compartilhe esta notícia