Brasília – A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT), presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, classificou como “gravíssimo” o ataque com explosivos na Praça dos Três Poderes, em Brasília, ocorrido na noite desta quarta-feira (13). Em sua página no X/Twitter, Gleisi associou o episódio aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
“Os gravíssimos fatos desta noite na Praça dos Três Poderes repetem o cenário, os alvos e a violência do 8 de janeiro. O carro com explosivos na Câmara dos Deputados é de um candidato a vereador do PL de Santa Catarina”, escreveu Gleisi, mencionando Francisco Wanderley Luiz, morto na explosão.
Francisco Wanderley Luiz e suas ameaças
O autor do ataque, conhecido como Tiü França, já havia usado as redes sociais para ameaçar autoridades políticas e personalidades públicas. Em uma publicação recente, ele escreveu:
“Vamos jogar??? Polícia Federal, vocês têm 72 horas para desarmar a bomba na casa dos comunistas de merda: William Bonner, José Sarney, Geraldo Alckmin, Fernando Henrique Cardoso… Vocês 4 são VELHOS CEBOSOS nojentos.”
O texto foi seguido de outro alerta: “Cuidado ao abrir gavetas, armários, estantes, depósito de materiais, etc. Início às 17h48 do dia 13/11/2024… O jogo termina em 16/11/2024. Boa sorte!”
Wanderley Luiz, que foi candidato a vereador em Rio do Sul (SC) pelo Partido Liberal (PL), sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, carregava explosivos consigo e também no carro que detonou no estacionamento próximo à Câmara dos Deputados.
A reação de Gleisi Hoffmann
Em sua mensagem, Gleisi reforçou a necessidade de vigilância para proteger a democracia brasileira.
“São muitos elementos que nos alertam para permanecer vigilantes em defesa da democracia. Sabemos quem são seus inimigos e saberemos defendê-la mais uma vez”, afirmou a parlamentar.
LEIA TAMBÉM
- Bolsonaro comenta explosão no STF e chama autor do ataque de “maluco”
- Explosões no STF: Polícia investiga possível ato isolado de ex-candidato do PL
- Com mais de 40 blocos, Segunda-feira de Carnaval ferve no Rio com programação que teve Sargento Pimenta e Exagerado
- Presidente do PT, Gleisi Hoffmann, defende Lula após comentários sobre Israel e Gaza
- Lula não vai se entregar e ficará junto com a militância
Contexto dos ataques
As explosões, que ocorreram em um intervalo de 20 segundos, assustaram autoridades e o público que estavam próximos ao STF e à Câmara dos Deputados. A Polícia Federal abriu inquérito para investigar o caso, e a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, afirmou que as forças de segurança estão mobilizadas para garantir a ordem na capital.
Perguntas Frequentes
Quem foi o autor do ataque em Brasília?
O autor identificado é Francisco Wanderley Luiz, conhecido como Tiü França, ex-candidato a vereador pelo PL em Santa Catarina.
Quais alvos foram mencionados nas ameaças?
Ele citou nomes como William Bonner, José Sarney, Geraldo Alckmin e Fernando Henrique Cardoso em mensagens nas redes sociais.
Qual a relação com os atos de 8 de janeiro?
Segundo Gleisi Hoffmann, o ataque na Praça dos Três Poderes possui similaridades com os eventos de 8 de janeiro, incluindo o cenário e a violência.
Quais medidas estão sendo tomadas?
A Polícia Federal abriu um inquérito e o caso será investigado com prioridade, sob supervisão de autoridades judiciais.