Brasília – Nesta quinta-feira (21), a federação PSOL-Rede apresentou um pedido de cassação dos deputados federais Alexandre Ramagem (PL-RJ) e Eduardo Pazuello (PL-RJ) no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.
A ação é fundamentada nas investigações da Polícia Federal (PF) sobre um suposto plano golpista que teria contado com a participação dos parlamentares.
Acusações contra Ramagem e Pazuello
Alexandre Ramagem
Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), foi indiciado pela Polícia Federal pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.
A investigação aponta que ele teria articulado ações durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para viabilizar o golpe. Ele é o único deputado federal indiciado neste inquérito.
Eduardo Pazuello
No caso de Pazuello, as suspeitas estão relacionadas a sua ligação com o general da reserva Mario Fernandes, ex-integrante de seu gabinete.
Fernandes foi preso em 19 de novembro, acusado de envolvimento em um esquema que planejava os assassinatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro Alexandre de Moraes (STF).
Reação do PSOL
A líder do PSOL na Câmara, deputada Erika Hilton (SP), criticou duramente a permanência dos parlamentares no Congresso.
“É inconcebível que o Congresso Nacional sirva de abrigo e remunere, com dinheiro público, pessoas envolvidas em uma tentativa de golpe de Estado que incluía até o assassinato do presidente da República, do vice-presidente e de um ministro do Supremo”, declarou Erika.
Próximos passos
Após a formalização do pedido, a Mesa Diretora da Câmara analisará a solicitação para decidir sobre o envio ao Conselho de Ética. Caso seja aceito, um relator será designado para conduzir o processo.
Entenda, saiba mais e tire suas dúvidas
O que motivou o pedido de cassação?
As investigações da PF indicaram envolvimento dos deputados em planos para um golpe de Estado e possíveis assassinatos de autoridades.
Quem são os principais alvos do pedido?
Os deputados Alexandre Ramagem, indiciado pela PF, e Eduardo Pazuello, relacionado a ações de um ex-assessor preso por envolvimento no esquema.
Qual o próximo passo no processo?
A Mesa Diretora da Câmara decidirá se encaminha o pedido ao Conselho de Ética, onde será nomeado um relator para avaliar a cassação.