Equipes da Operação Foco Divisas apreenderam 10.305 comprimidos de nobésio, também conhecido como “rebite”. A ocorrência foi registrada na manhã desta segunda-feira (25) no Posto de Controle Fiscal de Nhangapi-Itatiaia, na Rodovia Presidente Dutra, sentido Rio de Janeiro. Um caminhoneiro acabou preso.
A droga, que tem comercialização proibida pela Anvisa, é popularmente famosa por deixar motoristas acordados por mais tempo, podendo causar acidentes graves devido complicações que atingem o sistema neurológico do usuário.
Os agentes ainda apreenderam duas facas, um simulacro de revólver e R$ 5.600,00 em espécie. Todo material estava escondido na cabine do veículo.
O caminhoneiro foi abordado ao passar pelo Posto de Fiscalização e informar que estava com o veículo vazio.
“Nossos agentes passam por cursos de capacitação, como o Curso de Operações de Divisas (COD) e Curso de Controle de Divisas (CCD), para atuar em nossos postos fiscais e identificar irregularidades de cunho fiscal e criminal. O que se sabe é que foi fundada a suspeita e ocorreu a abordagem, com êxito nessa apreensão importante. Seguiremos atuando com firmeza nas divisas do nosso Estado”, garantiu o Subsecretário Especial de Controle de Divisas, Eduardo Vaz Castelano.
A ocorrência foi encaminhada à 99ª Delegacia Policial (Itatiaia), onde foi registrada. Para a Polícia Civil, o motorista alegou que receberia R$ 200 pelo transporte dos comprimidos, que deveriam ser entregues em um posto de combustível no Espírito Santo.