Venda de decisões e vazamento de sigilos são alvos da Polícia Federal

Advogados, empresários, lobistas e magistrados estariam envolvidos em um esquema de pagamento para obter decisões judiciais favoráveis em processos

André Luiz
1 Min Read

A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (26) a “Operação Sisamnes” para apurar crimes como corrupção, organização criminosa, venda de decisões judiciais e vazamento de informações sigilosas.

As investigações apontam que advogados, empresários, lobistas e magistrados estariam envolvidos em um esquema de pagamento para obter decisões judiciais favoráveis em processos. Além disso, há suspeitas de que informações confidenciais, como detalhes de operações policiais, eram negociadas.

Com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e 23 de busca e apreensão em Mato Grosso, Pernambuco e no Distrito Federal. Outras medidas incluem o afastamento de funções públicas de servidores e membros do Judiciário, monitoramento eletrônico e o bloqueio de bens dos investigados.

O nome da operação remete à história de Sisamnes, um juiz persa que, segundo a mitologia, aceitou um suborno para dar uma sentença injusta.

Compartilhe esta notícia