Los Angeles – São Paulo – O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, recebeu três indicações ao Oscar 2025. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou as nomeações nesta quinta-feira (23).
A obra concorre nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Filme. Além disso, Fernanda Torres, protagonista do longa, foi indicada como Melhor Atriz.
Marcos históricos para o cinema brasileiro
Esta é a primeira vez que um filme brasileiro compete na categoria geral de Melhor Filme do Oscar. Portanto, a indicação representa um marco significativo para a indústria cinematográfica nacional.A cerimônia de premiação acontecerá em 2 de março, em Los Angeles. O comediante e apresentador americano Conan O’Brien será o anfitrião do evento.
Enredo baseado em fatos reais
“Ainda Estou Aqui” é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. O filme narra a história de Eunice Paiva, esposa do ex-deputado Rubens Paiva, vítima da ditadura militar brasileira.Fernanda Torres interpreta Eunice na juventude, enquanto Fernanda Montenegro dá vida à personagem na velhice. Selton Mello completa o elenco principal no papel de Rubens Paiva.
Paralelo com “Central do Brasil”
A indicação de “Ainda Estou Aqui” ocorre 26 anos após o filme “Central do Brasil”, também dirigido por Walter Salles, ter sido nomeado ao Oscar. Na ocasião, Fernanda Montenegro concorreu como Melhor Atriz, mas não levou a estatueta.
Entenda o caso: “Ainda Estou Aqui” no Oscar 2025
- Filme brasileiro recebeu três indicações ao Oscar
- Compete nas categorias Melhor Filme Internacional e Melhor Filme
- Fernanda Torres foi indicada como Melhor Atriz
- É a primeira vez que um filme brasileiro concorre na categoria geral de Melhor Filme
- A obra é baseada na história real de Eunice Paiva durante a ditadura militar
- A cerimônia de premiação acontecerá em 2 de março em Los Angeles