Repressão

Operação mira “resort” do traficante evangélico Peixão no Rio de Janeiro

Ação policial tem como alvo mansão usada para armazenar armas e drogas

Redacao
Por Redacao - Equipe
3 Min Read

Rio de Janeiro A Polícia Civil e a Polícia Militar deflagraram, nesta terça-feira (11), uma operação no Complexo de Israel, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O objetivo é cumprir mandados de busca e apreensão em endereços ligados a Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido como Peixão, chefe da facção Terceiro Comando Puro (TCP).

Durante a chegada das equipes à comunidade de Parada de Lucas, houve intenso tiroteio, levando ao fechamento temporário da Avenida Brasil. Por volta das 6h, o trânsito na via foi normalizado, mas os trens do Ramal Saracuruna permaneceram sem circular entre Caxias e Penha.

“Resort” do Peixão na mira da polícia

O principal alvo da operação é a demolição do “resort” de Peixão, um conjunto de imóveis luxuosos na comunidade. A estrutura inclui:

  • Uma ampla área de lazer com piscina;
  • Uma academia equipada com aparelhos modernos;
  • Um lago particular usado para criação de carpas.

Segundo a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), o local foi construído com recursos oriundos do tráfico de drogas e serve como base para armazenar armas e entorpecentes. Além disso, o complexo ocupa uma área de preservação ambiental, com desmatamento irregular e alteração de cursos d’água.

Quem é Peixão?

Álvaro Malaquias Santa Rosa, o Peixão, comanda o TCP, facção criminosa que disputa territórios com o Comando Vermelho (CV) no Rio de Janeiro. Ele é um dos criminosos mais procurados do estado e nunca foi preso.

O traficante domina o Complexo de Israel, um conjunto de comunidades que inclui Cidade Alta, Parada de Lucas, Vigário Geral, Cinco Bocas e Pica-pau. Os territórios controlados pelo TCP são fortemente armados e contam com monitoramento por câmeras.

Ascensão ao crime

Peixão iniciou sua expansão em 2016, após a invasão da Cidade Alta. Durante a pandemia, consolidou seu domínio sobre o Complexo de Israel, impondo controle rigoroso sobre a região.

Ele também é conhecido por sua influência religiosa. Criado em uma família umbandista, converteu-se ao evangelicalismo e passou a perseguir terreiros de religiões de matriz africana. O grupo Bonde de Jesus, ligado ao TCP, atuou em ataques a templos religiosos em Duque de Caxias.

Entenda o caso: Operação no Complexo de Israel

  • Objetivo: Cumprir mandados contra Peixão e demolir estrutura do tráfico.
  • Local: Complexo de Israel, na Zona Norte do Rio.
  • Mansão: Usada para armazenar drogas e armas.
  • Impacto: Fechamento da Avenida Brasil e interrupção no ramal Saracuruna.
  • Facção: Terceiro Comando Puro (TCP).
  • Título de propriedade: Construções irregulares em área de preservação ambiental.
Compartilhe esta notícia