Sem passaporte, Bolsonaro diz que não deixará o Brasil em ato esvaziado no Rio

Ex-presidente nega intenção de sair do país e reafirma discurso polêmico durante manifestação em Copacabana
16 de março de 2025
1 min de leitura
Bolsonaro em Ato Flopado
Bolsonaro em Ato Flopado

Rio de Janeiro Durante um ato com baixa adesão neste domingo (16), Jair Bolsonaro discursou para um público estimado em menos de 15 mil pessoas em Copacabana.

O ex-presidente afirmou que não pretende deixar o Brasil e reforçou um discurso confrontador ao dizer que sua situação futura se resume a “preso ou morto”.

Bolsonaro também declarou que “o bolsonarismo não foi derrotado e nem será”. Ele aproveitou o evento para atacar adversários políticos e reafirmar apoio a um projeto de anistia aos condenados pelos atos que culminaram na depredação das sedes dos três Poderes, em Brasília.

Manifestação buscou pressão por anistia

O ato foi organizado para pressionar o Congresso Nacional a votar um projeto que concede anistia aos condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023. O Supremo Tribunal Federal (STF) já sentenciou 375 pessoas, com penas que chegam a 17 anos de prisão.

O público presente ficou abaixo das expectativas. Segundo estimativas, 18,3 mil pessoas passaram pelo local durante o dia, mas menos de 15 mil acompanharam o discurso do ex-presidente.

Bolsonaro tenta evitar novo cerco judicial

Além da mobilização de sua base, Bolsonaro também busca se defender da recente denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), que o acusa de arquitetar um golpe para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A PGR apresentou a denúncia em 18 de fevereiro, e o STF iniciará a análise do caso no próximo dia 25 de março. Os procuradores afirmam que o ex-presidente elaborou uma minuta golpista e buscou apoio das Forças Armadas.

Se condenado, Bolsonaro pode enfrentar mais de 40 anos de prisão e uma ampliação de sua inelegibilidade, que atualmente vai até 2030. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já o condenou por abuso de poder político e uso indevido da máquina pública nas eleições de 2022.

Entenda o caso: Bolsonaro, atos antidemocráticos e risco de condenação

  • Ato esvaziado: Manifestação em Copacabana reuniu menos de 15 mil pessoas.
  • Anistia em pauta: Ex-presidente quer pressão popular para beneficiar condenados pelos atos de 8 de janeiro.
  • Denúncia da PGR: Bolsonaro é acusado de tentativa de golpe de Estado e pode pegar mais de 40 anos de prisão.
  • STF e TSE: Tribunal Eleitoral já o condenou; Supremo analisará nova denúncia em 25 de março.

Redacao

Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

– Publicidade –

Mais Lidas

Authors

Newsletter

Banner

Leia Também