Crime

Colunista do UOL Tem Dados Vazados Após Investigação sobre Nunes

Thiago Herdy, jornalista do UOL, foi alvo de perseguição e teve informações pessoais expostas em site difamatório, após reportagens sobre contratos da Prefeitura de São Paulo
21 de março de 2025
Leia em 2 mins
Thiago Herdy: colunista do UOL foi seguido e teve dados expostos em site difamatório. Foto: Reprodução
Thiago Herdy: colunista do UOL foi seguido e teve dados expostos em site difamatório. Foto: Reprodução

O jornalista Thiago Herdy, colunista do UOL, foi perseguido e teve informações pessoais, como dados fiscais e endereço, divulgados em um site hospedado pela plataforma Wix. O conteúdo anônimo expôs detalhes sobre sua rotina e familiares, em resposta a reportagens que investigaram irregularidades em contratos emergenciais firmados pela Prefeitura de São Paulo, durante a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB). O site foi retirado do ar após um alerta.

O ataque à privacidade de Herdy também envolveu a exposição de dados sobre seus familiares, além de informações falsas relacionadas ao seu patrimônio. O caso gerou grande repercussão, sendo investigado pelas autoridades.

Ataques ao Jornalista

O site difamatório, que continha textos e fotos sobre a vida de Thiago Herdy, foi publicado de maneira anônima. O conteúdo criticava suas reportagens sobre contratos emergenciais assinados pela gestão de Ricardo Nunes, entre 2021 e 2024. Herdy, em colaboração com outros jornalistas do UOL, investigou possíveis irregularidades, incluindo evidências de empresas associadas que teriam firmado contratos sem licitação.

O site foi compartilhado em um grupo de WhatsApp, composto por membros do gabinete de Ricardo Nunes e funcionários da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo (Siurb). A plataforma Wix, ao ser notificada sobre o conteúdo difamatório, retirou o site do ar na terça-feira (18).

Exposição de Familiares e Falsas Alegações

Além de atacar Herdy, o site também revelou informações sobre a rotina de seus familiares. Falsas alegações sobre o patrimônio de Herdy e as razões de suas reportagens começaram a circular. A série de reportagens de março de 2024 do UOL revelou que 223 dos 307 contratos de obras emergenciais assinados pela Prefeitura de São Paulo apresentavam indícios de conluio entre empresas. Dentre essas empresas, três pertencem à mesma família e totalizam quase R$ 750 milhões em contratos sem licitação.

Além disso, a investigação apontou que o chefe de gabinete da Siurb e seus familiares teriam morado em imóveis de uma das empresas mais lucrativas desses contratos. O próprio Ricardo Nunes e aliados também teriam se hospedado em um imóvel do empresário envolvido. Todos os citados negam qualquer envolvimento nos contratos.


LEIA TAMBÉM

Investigações em Curso

O Ministério Público de São Paulo segue investigando o caso. A revelação de informações sensíveis e as falsas alegações geraram uma grande preocupação em relação à intimidação de jornalistas que atuam na investigação de possíveis fraudes e corrupção em gestões públicas.

Entenda o caso

  • O que aconteceu: O jornalista Thiago Herdy foi perseguido e teve informações pessoais expostas em site difamatório após investigar contratos da gestão de Ricardo Nunes.
  • As investigações: Herdy, em parceria com outros jornalistas, revelou indícios de irregularidades em contratos emergenciais sem licitação na Prefeitura de São Paulo.
  • O site difamatório: O conteúdo anônimo foi retirado do ar pela plataforma Wix após ser alertada sobre seu conteúdo.
  • Repercussão: O ataque afetou a privacidade de Herdy e de seus familiares, além de propagar informações falsas sobre o patrimônio do jornalista.

Redacao

Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

– Publicidade –

Mais Lidas

Authors

Newsletter

Banner

Leia Também