O Ministério da Educação (MEC) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (15), o edital nº 21/2025 que regulamenta o processo seletivo de vagas remanescentes no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2025.
As inscrições serão exclusivas pela internet, no período de 23 a 30 de outubro, pelo portal Acesso Único. O resultado da chamada única será divulgado em 4 de novembro.
Requisitos para candidatura
- Participar de uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010
- Ter média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos
- Nota na redação superior a zero
- Possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos
- Estar apto a atingir a frequência mínima exigida para o segundo semestre de 2025 no curso escolhido
Processo e prazos
- Inscrições: 23 a 30 outubro de 2025
- Resultado da chamada única: 4 de novembro
- Validação das informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição: 5 e 6 de novembro
- Validação bancária: até 10 dias após a primeira validação
- Lista de espera: convocação entre 13 e 28 de novembro
Modalidades de concorrência e benefícios
- Classificação por ordem decrescente das notas do Enem, com prioridades para candidatos sem ensino superior que nunca participaram do Fies, e para cotistas de ações afirmativas, incluindo autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
- Fies Social reserva 50% das vagas para candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos no CadÚnico, podendo financiar até 100% dos encargos educacionais.
Sobre o Fies
Criado pela Lei nº 10.260/2001, o Fies financia estudantes de cursos superiores em instituições privadas que possuam avaliação positiva pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e aderem ao programa.




