Resumo da novela "Os Dez Mandamentos" de 22 a 26 de janeiro de 2018

Capitulo 130, segunda-feira, 22 de janeiro – Em Os Dez Mandamentos, Nefertari fica satisfeita ao ouvir o faraó afirmando que os hebreus vão pagar caro por Moisés ter lhe desprezado. Famílias hebreias seguem de madrugada para os campos de trigo a procura de palha. Ramsés ordena que Bakenmut e Ikeni acompanhem os escravos na execução da nova tarefa e pede para os oficias não terem pena caso precisem castigá-los. Preocupado, Uri diz para Ikeni trazer notícias de Bezalel. Na plantação de trigo, Arão incentiva o povo a não desanimar e lembra que é preciso ter fé na promessa de Deus. Apuki provoca Moisés ao vê-lo trabalhando firme, mas estranha ao ser ignorado. Hur e Henutmire temem que os escravos não consigam cumprir a ordem do rei. Enquanto Karoma fica tensa, Nefertari desdenha do sofrimento dos hebreus e saboreia o poder de vingança contra Moisés. Apuki e Jairo duvidam que os hebreus finalizem a tarefa. Ikeni se surpreende ao ouvir Bezalel afirmar que, mesmo com muito trabalho, nunca esteve tão bem. Karen e Safira ficam apreensivas ao constatarem que a vila dos hebreus está vazia. Corá critica Moisés, mas é repreendido por Datã e Abirão. Apuki sorri vendo os escravos trabalharem usando a força até o limite. Paser fica chocado com a falta de compaixão de Nefertari e aconselha Ramsés a ser menos impiedoso com os hebreus. Apuki anuncia que a tarefa do dia não foi cumprida. Alvos do castigo, os chefes Corá e Datã argumentam que era impossível terminar todo o trabalho. Os escravos ficam horrorizados ao presenciarem Corá e Datã sendo chicoteados pelos feitores.

Hello Bet
Hello Bet

Capitulo 131, terça-feira, 23 de janeiro – Depois de ser açoitado, Corá olha para Moisés com ódio. O filho de Joquebede lamenta o sofrimento do chefe dos hebreus. Nadabe, Abiú e Eleazar comentam sobre a crueldade do rei. Arão teme que Ramsés consiga semear a inimizade entre os escravos. Henutmire manda Leila pedir a Gahiji para preparar comida para a família de Moisés. Bina trata dos ferimentos nas costas de Corá. Judite e Ana se sensibilizam com a situação dos escravos. Leila chega à casa de Zelofeade com comida para todos. Bakenmut chama Ikeni para um passeio até a casa de Senet, mas o oficial se recusa. Uri fica surpreso ao saber que Bezalel está trabalhando como escravo. Abigail e Zelofeade agradecem pela comida trazida por Leila. Magoada por ter sido dispensada por Moisés, Nefertari inflama o ódio do faraó pelo hebreu. Bakenmut chega a Casa de Senet e se encanta por Safira. Uri se irrita ao descobrir que Leila deixou o palácio para ir até a vila dos hebreus. Bezalel conversa com Leila e se mostra esperançoso com a Terra Prometida. Gahiji se preocupa com as frequentes brigas entre Uri e Leila. Moisés conversa com Joquebede e conta como conheceu Zípora. A família de Joquebede se delicia com a comida trazida por Leila a mando de Henutmire. Arão pede para Eleazar levar um pouco da comida para Corá. Meketre diz para Ahmós que conquistará Safira. Karen dá atenção a Jairo querendo provocar Meketre. Karoma diz admirar a postura de Moisés. Karen se entristece ao perceber o desprezo de Meketre e segue para o quarto com Jairo. Meketre convida Safira para passar um tempo a sós. Eleazar leva comida para Corá, mas ele reluta em aceitar. Enquanto conversa com Jairo, Karen tenta saber o que houve na vila dos hebreus. Tensa, Safira não consegue beijar Meketre e pede paciência ao egípcio. Leila conversa com Gahiji e conta que Bezalel está trabalhando como escravo. Os hebreus trabalham ferrenhamente na fabricação dos tijolos. Bakenmut e Ikeni chegam ao local de trabalho dos hebreus. Apuki informa a Bakenmut e Ikeni que a meta dos escravos não foi cumprida. Os oficiais, então, ordenam que o feitor castigue Corá e Datã novamente. Cansados e desanimados, os hebreus voltam da obra. Corá e Datã decidem procurar o faraó, mas Ramsés se recusa a recebê-los. Moisés se recorda do encontro com Deus e alerta Oseias sobre o sofrimento que ainda está por vir.

Capitulo 132, quarta-feira, 24 de janeiro – Bakenmut avisa que Ramsés concordou em receber apenas Corá e Datã. Preocupados, Arão e Moisés decidem procurar Corá e Datã para uma conversa séria. Corá e Datã temem a reação de Ramsés ao encontra-los. Impaciente, o rei ordena que os dois vão direto ao assunto. Corá e Datã ficam desolados ao verem Ramsés irredutível, se negando a aliviar o castigo com os hebreus. Os dois saem e Nefertari elogia a postura autoritária do rei. Henutmire diz para Leila pedir que Gahiji prepare bastante comida e avisa que irá acompanhar a dama até a vila. Irritados, Corá, Datã e Abirão reclamam que o retorno de Moisés só vem causando problemas. Paser fica chateado por Amenhotep tratá-lo grosseiramente. Safira explica para Karen que pretende ceder as investidas de Meketre, para que consiga pagar a dívida com Ahmós e ir embora, deixando o egípcio só para ela. Chibale visita Ana e se frustra ao saber que a moça está apaixonada por outro. Apuki chega e questiona a presença do rapaz ao lado da filha. Joquebede, Miriã, Abigail e Deborah cuidam dos escravos feridos. Judite agradece Meketre e Judite pelo carinho com Ana. Apuki muda a postura agressiva ao saber que Chibale é filho do cozinheiro oficial do rei. O rapaz vai embora e Apuki diz para Ana que ele é um bom partido. Escondida, Yunet observa sorridente Moisés e Arão serem expulsos por Corá, Abirão e Datã. Paser fica desolado por ver que Nefertari concorda com jeito ríspido do filho. Gahiji incentiva Chibale a não desistir de conquistar Ana. Leila deixa Gahiji espantado ao revelar que a princesa irá acompanha-la na distribuição de alimentos na vila.

Capitulo 133, quinta-feira, 25 de janeiro – Yunet procura Corá e Bina disposta a ajudá-los na vingança contra Moisés. Enquanto sonham com a libertação dos escravos, Inês e Eleazar já fazem plano para a nova vida. Eliseba percebe o desânimo de Arão e insiste para que o marido não desanime na busca pela liberdade. Angustiado, Moisés questiona Deus porque o povo tem sofrido tanto depois que retornou. Deus avisa que usará o poder que detém para obrigar Ramsés a autorizar a partida dos hebreus, deixando Moisés emocionado. Miriã, Joquebede, Calebe e Oseias ficam maravilhados ao ouvirem o relato de Moisés. Yunet promete repassar para Ramsés todas as informações que Corá e Bina descobrirem de Moisés. Uri alerta Leila que visitar a vila acompanhada da princesa é muito arriscado. Hur tenta convencer Henutmire a desistir de ir à vila, mas ela se mostra determinada a reencontrar Moisés. Deborah e Aoliabe ficam preocupados ao verem Bak entristecido pela ausência da mãe. Apuki explica que a ideia de Ramsés é que os hebreus nunca cumpram a meta e tenham que ser castigados sempre, deixando Judite e Ana horrorizadas. Jairo e Apuki lamentam que Ana não tenha se deitado com Ramsés. Chateada, Ana sai e ouve escondida Judite lembrar Apuki que já foi obrigada a se entregar para outro homem, por conta de uma dívida de jogo dele. Apuki e Judite ficam espantados com a presença da filha, que se mostra decepcionada com o pai. Ahmós se anima ao saber que Safira decidiu encontrar Meketre e mente dizendo que a moça estará livre após lhe pagar o que deve. Acompanhada de Leila, Henutmire se surpreende ao encontrar Yunet na vila.

Capitulo 134, sexta-feira, 26 de janeiro – Yunet provoca Henutmire e Leila. Apuki sai de casa, arrasado com o fato de Ana ter ouvido tudo. Judite acaba contando a verdade para Ana e pede para a filha esquecer essa história. Ahmós avisa a Meketre que Safira o espera no quarto. Ele tenta fazer a moça relaxar e a beija. Henutmire e Leila chegam até a casa de Joquebede. Elas entregam a comida trazida do palácio. Em conversa com Moisés, a princesa comenta sobre o desconforto do encontro com Yunet. Ikeni conta para Karoma sobre a saída noturna de Henutmire. Ramsés lamenta a insistência de Moisés em enfrentar o faraó. Paser diz pressentir a chegada de problemas. Moisés revela para Henutmire sobre o encontro com Deus. Leila vai até a casa de Abigail para levar comida. Safira não consegue deitar-se com Meketre. O egípcio deixa o quarto frustrado enquanto a moça se dá conta do problema que terá que enfrentar com Ahmós. Apuki estranha a saída repentina de Meketre da Casa de Senet. Arão fica sabendo da visita de Henutmire a Moisés. Miriã demonstra ciúmes de Hur. Ahmós amedronta Safira ao falar sobre os perigos que a moça corre fora do estabelecimento.