Henrique: "Não existe isso do Vasco ser a equipe mais fraca do grupo"

Menos de 24 horas após somar mais três pontos no Campeonato Carioca, o Vasco da Gama retornou aos gramados, dessa vez para iniciar a preparação para o jogo de estreia na fase de grupos da Conmebol Libertadores. Em São Januário, na manhã deste domingo (11/03), o treinador Zé Ricardo comandou uma atividade tática com os jogadores que não começaram a partida de sábado (12), contra o Madureira.

O trabalho durou aproximadamente duas horas e contou com a participação de alguns dos destaques do Almirante na temporada. Um deles, o lateral-esquerdo Henrique, foi o escolhido para conversar com a imprensa após a movimentação no gramado principal chegar ao fim. Ao ser questionado sobre com qual esquema tático o Cruzmaltino irá encarar a La U, o jovem revelou que o conceito de jogo será mantido.
– Conversamos muito que podemos mudar o nosso modelo de jogo, mas não podemos modificar o conceito, aquilo que estamos trabalhando desde o ano passado. Independente da plataforma que a gente atuar, o importante é a nossa característica dentro da partida ser mantida. É normal treinarmos de várias formas, até porque essa variação será fundamental no decorrer do ano, teremos muitas competições pela frente, mas atuar com três zagueiros não torna o nosso time defensivo – afirmou o lateral-esquerdo.

Cria das divisões de base, Henrique não esconde de ninguém que o Vasco é o clube do seu coração. É ele o atleta do atual elenco que possui mais tempo de casa. Até mesmo por isso, o prata da casa conhece como ninguém a vitoriosa trajetória do Gigante da Colina e sabe que o clube não entra em nenhuma competição como coodjuvante. O lateral-esquerdo garantiu que Almirante entra forte na fase de grupos.

– Não existe isso do Vasco ser a equipe mais fraca do grupo. O Vasco é grande na Libertadores, no cenário nacional, no cenário mundial. É dentro de campo que as coisas se resolvem. Sabemos que temos um grupo forte e que podemos contar com todos os jogadores. Nosso plantel possui jogadores experientes, que já jogaram competições como essa. A camisa do Vasco será muito bem representada, buscaremos honrá-la. O torcedor pode ter certeza disso. Há uma cobrança normal, o clube estava muito tempo sem disputar uma Libertadores, mas não tem essa de ser o mais fraco do grupo. O Vasco é um Gigante da América do Sul – declarou Henrique.

Titular absoluto da equipe comandada por Zé Ricardo nesse início de 2018, Henrique atravessa sua melhor fase no profissional desde que foi promovido, em 2013. O jogador de 23 anos lidera as estatistícas do time de São Januário nos quesitos assistências, passes certos e cruzamentos certos. O rendimento espetacular é fruto não apenas de uma dedicação diária, mas também do apoio de dois concorrentes de posição: Fabrício e Ramon.

– Sabia que precisava estar preparado para aproveitar a oportunidade quando ela surgisse. É uma responsabilidade grande, pois o Ramon e o Fabrício são jogadores de qualidade e que possuem uma história no futebol brasileiro. Os dois são meus amigos e me dão conselhos. Tenho que agradecê-los bastante por esse bom momento. Não poderia deixar de citar também o Zé Ricardo e todo staff. O pessoal da análise de desempenho é muito atencioso com todos nós. Tudo que vem acontecendo é fruto de um trabalho iniciado la atrás – concluiu o prata da casa.