28 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, fevereiro 5, 2025
InícioRio de JaneiroAssassinato da vereadora Marielle Franco pode ter motivação política

Assassinato da vereadora Marielle Franco pode ter motivação política

Marielle Franco, Vereadora do PSOL, executada na noite desta quarta-feira, 14, pode ter sido assassinada por conta de sua militância política.

A quinta vereadora mais votada no Rio de Janeiro em 2016, Marielle era conhecida por sua defesa de negros e pobres e denunciava a violência contra essa população.

O crime, que vitimou também o motorista que a levava, mobilizou o governo federal: o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, telefonou para o interventor federal no Rio, general Walter Braga Netto, e colocou a Polícia Federal à disposição para auxiliar na investigação.

Nascida no Complexo da Maré, conjunto de favelas da zona norte do Rio, Marielle, de 38 anos, estava há oitodias acompanhando, na condição de vereadora, a intervenção federal no Rio de Janeiro.

A vereadora tentava coibir possíveis abusos das Forças Armadas e da polícia contra moradores de comunidades. Durante este período, Marielle recebeu denúncias envolvendo PMs que patrulham a Favela de Acari, na zona norte do Rio.

Relatos de crimes chegaram até Mariele, dentre eles o assassinato de dois homens por policiais que jogaram os corpos num valão, enquanto acontecia a primeira reunião do Observatório da Intervenção, no Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec), da Universidade Candido Mendes.

De acordo com moradores, a Polícia Militar vem se sentindo “com licença para matar” por conta da intervenção Federal no Rio de Janeiro.

Após receber os relatos, Marielle Franco compartilhou a notícia em seu perfil no Facebook, com a inscrição ‘Somos todos Acari, parem de nos matar”.

Relacionadas

Confira outros assuntos:

Mais Lidas

Parimatch Cassino online