O mais novo protótipo de espaçonave Starship da SpaceX decolou acidentalmente durante um teste crítico nas instalações da empresa em Boca Chica, Texas – um desenvolvimento que quase certamente não foi planejado.
Em 26 de fevereiro, sob a cobertura de um incrivelmente espesso banco de nevoeiro, a SpaceX transportou cuidadosamente seu segundo protótipo de nave estelar em escala real – medindo cerca de 30 m de altura e 9 m de largura – até o Boca Chica, Plataforma de testes e lançamento no Texas, situada a apenas uma milha ou mais no caminho de uma fábrica de foguetes em constante crescimento . Após apenas dois dias de trabalho no último segundo, equipando o tanque de foguetes gigantes com alguns sensores adicionais e conectando-o totalmente aos sistemas terrestres (eletricidade, comunicações e fluidos), a SpaceX iniciou o segundo teste criogênico de ‘prova’ de uma nave estelar integrada seção do tanque.
Uma camada opaca de geada se desenvolveu rapidamente no casco liso do espelho do navio, servindo efetivamente como um medidor gigante para o pool de nitrogênio líquido dentro dele. Cerca de uma hora após o início do carregamento do propulsor falso (nitrogênio líquido), o tanque de oxigênio líquido do Starship SN01 estourou violentamente, fazendo com que toda a massa de 30 a 40 toneladas métricas (65.000 a 90.000 lb) do veículo lançasse várias dezenas de pés no ar. Empilhados em cima do tanque de oxigênio, o tanque de metano do SN01 – provavelmente pressurizado com nitrogênio ou gás oxigênio – disparou como uma bala do tamanho de uma casa quando o restante da seção do tanque atingiu o solo, voando cerca de 150-300 + metros (500-1000 pés) do bloco.
A moradora de longa data de Boca Chica, a fotógrafa e a videógrafa Mary (também conhecida como “bocachicagal” nos fóruns) capturou a falha aparentemente involuntária da espaçonave em detalhes espetaculares em 28 de fevereiro. Dado o quão alto o veículo pesado pulou depois que a cúpula do tanque falhou, bem como a rapidez com que o tanque de metano do tamanho de uma casa voou depois de ter rompido, é seguro dizer que ambos foram significativamente pressurizados antes da anomalia.
O que não está claro é o que exatamente deu errado com o Starship SN01 e se a SpaceX esperava que falhasse durante o teste. Conhecido como um teste de prova criogênica, o SpaceX pressurizou os tanques do navio com nitrogênio líquido e algum tipo de gás, em um esforço para verificar sua integridade estrutural e determinar se era seguro prosseguir com testes mais arriscados. De acordo com o CEO Elon Musk, o Starship SN01 foi realmente destinado a apoiar um ensaio completo com oxigênio líquido e metano, seguido por um teste de incêndio estático do motor Raptor logo depois.
Esse plano é claramente discutível, agora, e também parece indicar que a SpaceX provavelmente é um pouco surpreso com o resultado do primeiro teste de prova do SN01. Felizmente, esta nave espacial em particular foi construída rapidamente (e, portanto, provavelmente barata), reunindo-se em quatro semanas insondáveis. Além disso, o segundo protótipo de espaçonave em série da SpaceX (SN02) já está a caminho da plataforma de lançamento, com várias seções de anéis de aço empilhados em funcionamento. Com base nas quatro semanas que o SN01 levou para ir do primeiro teste de solda ao teste de pressão, o SN02 poderia estar a apenas duas ou três semanas de sua estreia no teste de prova.
Confira os boletins da Teslarati para atualizações rápidas, perspectivas in loco e vislumbres exclusivos dos processos de lançamento e recuperação de foguetes da SpaceX .