1 de abril de 2020 | 12:46 | Atualizado 1 de abril de 2020 | 1:25

BOISE, Idaho – Um terremoto atingiu o norte de Boise na noite de terça-feira, com pessoas em uma grande área relatando tremores.

O Serviço Geológico dos EUA relata o tremor de magnitude 6,5 atingido pouco antes das 18h. Era centrado a 118 quilômetros a nordeste de Meridian, perto da cidade rural de Stanley. Não houve relatos imediatos de danos ou ferimentos.

Mais de 2 milhões vivem na região que poderia sentir o terremoto de Idaho, de acordo com o USGS, com relatos de tremores chegando de lugares tão distantes como Helena, Montana e Salt Lake City , Utah.

Marcus Smith, coordenador da unidade de saúde de emergência do Centro Médico St. Luke’s Wood River, disse que o hospital, a 104 quilômetros ao sul do epicentro, tremeu, mas o terremoto não ocorreu. não interfere no tratamento de nenhum paciente. O hospital no Condado de Blaine fica na linha de frente do surto de coronavírus de Idaho, em uma região com as mais altas taxas per capita do país de casos conhecidos de COVID-19 fora da cidade de Nova York e de seus municípios vizinhos

“Parecia uma onda atravessando o chão, então eu soube imediatamente o que era. Parecia ondas passando pelo chão ”, ele disse.

O terremoto aumentou o estresse durante um período já tenso para a região, mas Smith disse que tudo parecia bem, por enquanto. “Até a próxima, eu acho”, disse Smith. “Quero dizer, é isso que fazemos. Estamos todos bem. ”

Brett Woolley, proprietário da Bridge Street Grill, em Stanley, disse que ouviu o terremoto antes de sentir.

In a photo provided by Israel Bravo, rocks fall from the north side of the Snake River Canyon in Idaho during an earthquake. )
No uma foto fornecida por Israel Bravo, as rochas caem do lado norte do Snake River Canyon, em Idaho, durante um terremoto. AP

“Eu ouvi o rugido e, a princípio, parecia o vento, mas o rugido foi tremendo ”, disse Woolley cerca de 10 minutos após o terremoto. “A casa inteira estava chocalhando, e eu comecei a entrar em pânico. Eu estou sentado aqui perfeitamente imóvel e a água ao meu lado ainda está vibrando. ”

Dr. Lucy Jones, sismóloga da Caltech e fundadora do Centro de Ciências e Sismologia Dr. Lucy Jones, disse que a região de Idaho tem um terremoto desse tamanho a cada 30 ou 40 anos. O mais recente, um terremoto de magnitude 7,0 perto de Borah Peak, em 1983, matou duas crianças em Challis e causou cerca de US $ 12,5 milhões em danos à propriedade em Challis e Mackay. )

Esse terremoto ocorreu ao longo do que os cientistas chamam de “falha normal”, com o terremoto causando movimento vertical, disse ela. O terremoto de terça-feira parecia estar em uma “falha de escorregamento” não mapeada, causando principalmente movimento horizontal ao longo da linha de falha.

“Este não era óbvio o suficiente para ser mapeado até agora”, disse Jones.

Falhas não mapeadas desse tamanho são mais raras em áreas populosas como a Califórnia, ela disse, mas em regiões escassamente povoadas e remotas como o centro de Idaho, é menos provável que causem danos e menos propensas a ser um foco de geólogos e sismólogos.

Os moradores da região provavelmente continuarão se sentindo tremores secundários, disse ela. A área já havia registrado cinco tremores secundários nas primeiras horas após o terremoto de 6,5.

“Um tremor secundário é apenas um terremoto, mas acontece em um momento que não nos surpreende”, disse ela. “Eles causam tanto dano.”

As pessoas em um terremoto devem cair no chão e cobrir a cabeça com os braços, disse ela.

“Chegue ao chão antes que o terremoto o jogue lá, e se você tiver uma mesa por perto, embaixo dela e segure-a”, disse Jones. “Correr em um terremoto é incrivelmente perigoso – as pessoas morrem por correr em um terremoto. Apenas desça e tente se esconder. ”