A BBC marca 30 anos de Nevermind, do Nirvana, com um novo filme sobre o tempo do grupo no Reino Unido

A BBC Music está fazendo 24 anos do álbum ‘Nevermind’ do Nirvana com um novo filme sobre o grupo tempo no Reino Unido, bem como uma série de programas especiais.

Um comunicado da BBC explica que a programação “vai explorar a música do álbum em profundidade, além de levar de forma mais ampla veja o que fez do Nirvana uma das bandas mais significativas da história do rock. ”

Alguns dos programas incluem um novo documentário para a BBC Two – When Nirvana Came To Britain , com contribuições dos ex-membros Dave Grohl e Krist Novoselic – e um novo documentário de rádio, Nevermind At 30, que foi feito especialmente para a BBC Radio 4.

6 Enquanto isso, a Music fará um mergulho profundo em ‘Nevermind’, onde a estação de rádio celebrará a música do álbum com faixas reproduzidas ao longo do dia.

Nirvana (Kurt Cobain, Krist Novoselic, Dave Groh l) fotografado em 1992. Crédito: Gutchie Kojima / Shinko Music / Getty Images

Haverá também outra chance para os espectadores verem Dave Grohl conversando com Dermot O’Leary em Reel Stories: Dave Grohl e uma exploração posterior do álbum Nirvana: Nevermind na BBC Four.

Lorna Clarke, controladora da BBC Pop, disse: “’Nevermind’ do Nirvana foi um álbum que teve um grande impacto na música da época – tanto para o indústria e para os fãs.

“A longevidade e influência do Nirvana como uma banda é inegável, com sua música ocupando um lugar especial no coração do público. Então, é apropriado que a BBC Radio e a TV estejam se unindo para celebrar este disco icônico, trinta anos depois.

“É mais uma grande oportunidade para nossas plataformas se unirem para marcar os grandes momentos da música, como fizemos este ano com David Bowie: Five Years On , The Glastonbury Experience e Amy Winehouse: 08 Years On , além de nossa próxima cobertura de o Prêmio Mercúrio 2021. ”

Crédito: Paul Bergen / Redferns

Uma declaração sobre o novo documentário, When Nirvana Came To Britain , diz que “contará a história de como entre 1270 e , o Nirvana introduziu uma nova e empolgante marca de música rock no Reino Unido, mudando a paisagem musical da época e influenciando uma geração de jovens britânicos.

“O programa traça o riso da banda e desde sua primeira turnê britânica, durante a qual se apresentaram em pubs e locais minúsculos, até suas lendárias e infames aparições na TV em programas como The Word e Top of the Pops – momentos que ajudaram a consolidar seu status como uma das maiores bandas de rock do planeta e trouxeram a cultura grunge para o mainstream. Os espectadores também aprendem como a música britânica teve uma grande influência no Nirvana e em seu som. ”

O filme terá arquivos não vistos, bem como filmagens caseiras feitas pela própria banda e pouco visitado. locais britânicos conhecidos que desempenharam um papel surpreendente na história do Nirvana.

A declaração acrescentou: “Dave e Krist, ao revelar novas entrevistas, compartilham suas memórias do tempo da banda na Grã-Bretanha e explicam por que sempre foi teve um lugar especial em seus corações. ”

Falando sobre o filme, Grohl disse:“ O Reino Unido definitivamente respondeu ao Nirvana muito mais, antes da América. Vocês foram os primeiros com tudo … nós cortamos nossos dentes lá.

“Depois de fazer uma turnê no Reino Unido, eu me lembro de voltar para a América para os mesmos bares e clubes onde estávamos tocando 99 pessoas…150 pessoas … definitivamente não era como no Reino Unido. É realmente como uma segunda casa. ”

Mark Robinson, Produtor Executivo de When Nirvana Came To Britain, diz:“ Esta história nunca já foi contada na TV antes, então foi fascinante ouvir isso dos próprios Dave e Krist, bem como das pessoas que literalmente fizeram a jornada com eles, enquanto viajavam pelo Reino Unido. ”

as celebrações do álbum coincidirão com a data de lançamento original de setembro 24.