Ações da Nordstrom mergulham nos ganhos e Erik Nordstrom se torna o único CEO

Rolos de papel para presente estão expostos em uma loja conceitual da Nordstrom Local em Nova York, em 5 de setembro de 2019. Demétrio Freeman | Bloomberg Getty Images Nordstrom disse na terça-feira que está mudando sua estrutura de liderança para aposentar sua co-presidência e nomeando Erik Nordstrom como seu único CEO. Anunciou as mudanças…

Rolos de papel para presente estão expostos em uma loja conceitual da Nordstrom Local em Nova York, em 5 de setembro de 2019.

Demétrio Freeman | Bloomberg Getty Images

Nordstrom

disse na terça-feira que está mudando sua estrutura de liderança para aposentar sua co-presidência e nomeando Erik Nordstrom como seu único CEO.

Anunciou as mudanças conforme divulgou quarta ganhos e vendas do trimestre que não atendiam às estimativas dos analistas, enviando ações em queda. Suas ações inicialmente chegaram a mais de 10% nas negociações após o expediente após o lançamento. As ações caíram recentemente cerca de 7,5%.

A Nordstrom também disse que reduzirá seu conselho para 11 diretores, de 11, e estabelecerá um novo limite de 10 anos para os membros. Os dois ex-copresidentes, Erik e Pete Nordstrom, permanecerão no conselho. Pete se tornará presidente da Nordstrom Inc. e diretor de marca, disse a empresa.

“Esses títulos ajudam a esclarecer nossos respectivos papéis, na medida em que nos esforçamos para maximizar nosso impacto tanto como líderes individuais quanto como uma equipe “, disse Erik em comunicado sobre as mudanças na liderança. “Pete e eu continuamos sendo parceiros na garantia do sucesso da Nordstrom, e estamos ambos focados na execução de nosso plano de longo prazo.”

Veja como a Nordstrom, durante o quarto trimestre fiscal, comparou com o que os analistas esperavam, com base nos dados extraídos do Refinitiv:

  • Lucro por ação: US $ 1,42, ajustado, contra US $ 1,47 esperados
  • Receita: US $ 4,54 bilhões vs. US $ 4,56 bilhões esperados

O lucro líquido do trimestre encerrado em 1º de fevereiro caiu para US $ 193 milhões, ou US $ 1,23 por ação, em comparação com US $ 248 milhões, ou US $ 1,48 por ação, um ano atrás. )

Excluindo itens únicos, a Nordstrom ganhou US $ 1,42 por ação, um pouco abaixo dos US $ 1,47 esperados pelos analistas consultados pela Refinitiv.

A receita total cresceu de US $ 4,44 para US $ 4,54 bilhões bilhões de dólares há um ano, também abaixo dos US $ 4,56 bilhões esperados pelos analistas.

Nordstrom disse que as vendas líquidas a preço total durante o trimestre aumentaram 1% e as vendas líquidas fora do preço – para a Nordstrom Rack div ision – subiram 1,8%. As vendas digitais aumentaram 9% e representaram 35% do total de vendas, em comparação com 33% no ano anterior.

Olhando para o ano fiscal de 2020, a Nordstrom está pedindo que as vendas líquidas aumentem de 1,5% a 2,5% . Ele disse que essa perspectiva não inclui nenhum resultado do surto de coronavírus. Ele está exigindo que os ganhos anuais por ação caiam entre US $ 3,25 e US $ 3,50. Os analistas estavam pedindo ganhos de US $ 3,49 por ação, de acordo com dados da Refinitiv.

Os resultados da Nordstrom caem na esteira de da Kohl divulgando os resultados do quarto trimestre na terça-feira de manhã que superaram as estimativas dos analistas. Mas a Kohl ainda citou fraqueza nos negócios de roupas femininas. Macy’s e J.C. Penney também tem lutado para aumentar as vendas de roupas.

Diante de desafios semelhantes, a Nordstrom vem tentando coisas novas para atrair mais compradores para visitar suas lojas ou compre online. Ele abriu lojas locais em Los Angeles e Nova York que não possuem estoque, mas oferecem serviços como alterações e coleta de pedidos on-line. A empresa fez parceria com marcas digitais inovadoras, como Allbirds e Glossier, para vender seus sapatos e maquiagem nas lojas da Nordstrom.

Em janeiro, a Nordstrom lançou um novo empreendimento comercial chamado See You Tomorrow, onde está vendendo roupas usadas em sua nova loja em Nova York e em seu site. Ao fazer isso, a empresa espera imitar o sucesso de novas empresas de revenda, como Poshmark e ThredUp. Também está testando a venda de roupas usadas, em parceria com a Rent the Runway, em algumas de suas lojas Nordstrom Rack.

“A Nordstrom não está no estado desagradável de outros jogadores fracos de lojas de departamento , principalmente porque investiu em seus negócios “, disse Neil Saunders, diretor administrativo da GlobalData Retail.

No entanto, a empresa” ainda ficará aquém do seu potencial “, disse ele, acrescentando que a Nordstrom ainda há trabalho a fazer para ser “sensível às necessidades locais”.

A Nordstrom investiu dinheiro em seu novo e brilhante loja de departamentos de Nova York , inaugurada em outubro passado. Mas alguns analistas temem que a empresa dedique muitos recursos a esses esforços.

Separadamente, Nordstrom disse terça-feira que os atuais membros do conselho Kevin Turner e Gordon Smith optaram por não buscar a reeleição. Ele disse que seu conselho está trabalhando com uma empresa externa de busca de executivos para ocupar seus lugares.

O terceiro irmão de Nordstrom, Blake, que também foi co-presidente, morreu no ano passado de linfoma.

As ações da Nordstrom caíram cerca de 28% nos últimos 12 meses. A empresa possui um valor de mercado de cerca de US $ 5,3 bilhões.

Leia o comunicado de imprensa completo sobre os ganhos aqui.

CORREÇÃO: A Nordstrom está diminuindo o tamanho de seu conselho para 10 diretores, a partir de 11. Um A manchete anterior dizia que o tamanho do conselho aumentaria.