Aline Silva e Eduard Soghomonyan são eliminados na estreia do wrestling

Atletas brasileiros perderam suas lutas no primeiro dia da modalidade em Tóquio. Laís Nunes fará seu combate na noite do dia 2 de agosto (horário brasileiro)

Aline Silva, da luta livre (categoria até 76kg), e Eduard Soghomonyan, da luta greco-romana (até 130kg), entraram no tatame na madrugada deste domingo (no Brasil). Os dois, que estão em sua segunda edição Olímpica, não conseguiram avançar em suas chaves. Aline enfrentou a turca Yasemin Adar e Eduard o alemão Eduard Popp.

Aline Silva durante sua luta nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Foto: Júlio Cesar Guimarães/ COB

“Eu dei meu máximo. É triste sair sabendo que tudo que fiz não foi o suficiente. Foi uma luta dura. Eu tinha que ter defendido melhor no primeiro round. A oponente se escondeu no resto da luta e não tive a chance de fazer melhor”, disse Aline, após a luta na arena Makuhari Messe Hall A, em Chiba.

“Eu dei meu máximo. É triste sair sabendo que tudo que fiz não foi o suficiente. Foi uma luta dura. Eu tinha que ter defendido melhor no primeiro round. A oponente se escondeu no resto da luta e não tive a chance de fazer melhor”

Aline Silva, do wrestling 

A primeira medalhista do wrestling brasileiro em mundiais júnior e adulto ainda falou da importância do esporte. “Eu gosto de pensar no esporte como algo que empodera. Esses devem ser meus últimos Jogos Olímpicos e passo a bola para a próxima geração. A gente quer acreditar que faz a diferença e que o caminho vai ser mais fácil para outras meninas. É isso que eu quero.”

Eduard lutou em seguida, mas não conseguiu superar o adversário. “Não foi um bom resultado, mas chegar aqui já é uma vitória. A luta foi dura, o Alemão é campeão do mundo sub 23 e medalhista do Rio 2016. Foi difícil, ele conseguiu me rolar. Não foi um bom resultado, mas foi uma dura luta. Temos que nos valorizar, pois eles têm uma tradição maior”, falou o atleta nascido na Armênia e que representa o Brasil nas principais competições internacionais desde 2015.

O wrestling brasileiro ainda terá Laís Nunes, da luta livre (categoria até 62kg), em sua primeira luta na terça-feira, 3 (noite do dia 2 no Brasil).

Investimento

No ciclo entre os Jogos Rio 2016 e Tóquio 2020, o Governo Federal Brasileiro investiu mais de R$ 8 milhões no esporte, valor suficiente para a concessão de mais de 500 bolsas para praticantes do wrestling.

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil