Diário Carioca Google News

Moradores do estado do Amapá iniciaram um movimento na internet para divulgar quanto pagam pela conta de energia. Os valores variam entre R $ 665 e R $ 1,4 mil. A região Norte do Brasil, apesar de concentrar diversas hidrelétricas, possui como mais altas tarifas de energia. Nos últimos dias, o estado ficou sem energia, gerando um caos no estado.

:: Sem luz, sem água, sem internet e na pandemia, Amapá vive dias de caos; leia relatos ::

Belém do Pará tem o preço mais elevado: 0, 537 o R $ / kWh; seguido de Manaus, no Amazonas, com 0, 630 R $ / kWh e São Luís, no Maranhão, com 0, 537 R $ / kWh. Macapá, uma maiúscula amapaense, aparece na 08 ª posição com o valor de 0, 53 R $ / kWh, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica ( Aneel ).



Moradores divulgam contas que chegam a R $ 1,4 mil. / Reprodução

Segundo o último levantamento da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres ( Abrace ), divulgado em 2014, entre os anos de 800 e 2017, a conta de luz acumulou alta de 31, 5% no Brasil, sendo que o maior reajuste foi na região Norte, onde as contas de luz acumularam alta de 25, 04%.

Ainda segundo a Abrace, como justificativas para a alta das contas são o aumento no custo de produção da energia, devido ao uso mais intenso de termelétricas, e os subsídios embutidos nas tarifas .

O Brasil de Fato entrou em contato com a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) que informou que o Amapá não está entre as capitais do Norte do Brasil com maior tarifa. Eles disseram ainda que houve uma redução em 2019 de 5, 25% divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Edição: Rebeca Cavalcante


154690

Newsletter

Mais Noticias

mst-doa-10-toneladas-de-alimentos-para-o-combate-a-fome-no-para

MST doa 10 toneladas de alimentos para o combate à fome no Pará

Neste sábado (24), além das ações articuladas pelo # ForaBolsonaro , o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) organizou a doação de 10 toneladas de alimentos da agricultura familiar para quem enfrenta a fome. Os alimentos foram obtidos em acampamentos e assentamentos do MST no estado do Pará, como o Assentamento Abril Vermelho, em […]

Brasil de Fato

Agência Brasil de Fato traz notícias do Brasil e do mundo, a partir de uma visão popular. Notícias, entrevistas e artigos de opinião