Apenas duas mulheres foram eleitas prefeitas em capitais

Redacao
Por Redacao - Equipe
5 Min Read

Brasília – As eleições de 2024 confirmaram apenas duas mulheres no comando de capitais brasileiras a partir de 2025. Emília Corrêa (PL), eleita em Aracaju (SE), e Adriane Lopes (PP), vencedora em Campo Grande (MS), foram as únicas prefeitas a sair vitoriosas no segundo turno, realizado neste domingo (27). Elas serão as representantes femininas à frente das administrações municipais das capitais nos próximos anos.

Apesar de outras seis candidatas chegarem ao segundo turno em capitais, nenhuma conseguiu vencer. O número de candidatas que disputaram a fase final das eleições caiu em relação a 2020, quando havia 20 mulheres concorrendo no segundo turno em capitais.

Participação feminina em queda nas capitais

O segundo turno contou com a participação de seis outras candidatas em diversas capitais brasileiras: Rose Modesto (União), que disputou em Campo Grande, Natália Bonavides (PT), em Natal, Janad Valcari (PL), em Palmas, Maria do Rosário (PT), em Porto Alegre, Cristina Graeml (PMB), em Curitiba, e Mariana Carvalho (União), em Porto Velho. Nenhuma delas conseguiu ser eleita, refletindo uma redução significativa na presença feminina em disputas decisivas para o comando de capitais em comparação com a eleição anterior.

Aumento geral no número de mulheres eleitas em 2024

Apesar do resultado nas capitais, houve um aumento no número total de mulheres eleitas em 2024. No primeiro turno, 724 mulheres foram escolhidas para administrar prefeituras em municípios brasileiros, representando 13% das cidades que resolveram a eleição em 6 de outubro. Em comparação, 2020 teve 663 prefeitas eleitas, um total de 12%.

Segundo dados da Consultoria-Geral da Câmara dos Deputados, o número de mulheres eleitas, considerando prefeitas e vereadoras, subiu dois pontos percentuais em relação a 2020, chegando a 17,92% dos eleitos neste ano. Em 2020, a participação foi de 15,83%. Das 58,3 mil vagas para vereador, 10,6 mil foram preenchidas por mulheres, representando 18,24% do total.

Histórico de mulheres eleitas em cidades grandes

Em 2020, nenhuma mulher foi eleita prefeita nas capitais brasileiras. Contudo, em cidades com mais de 200 mil habitantes, mulheres conquistaram a liderança em oito municípios. Entre elas estavam Suellen Silva (Patriota) em Bauru (SP), Raquel Chini (PSDB) em Praia Grande (SP), e Paula Mascarenhas (PSDB) em Pelotas (RS). Esse cenário refletiu um avanço em termos de liderança feminina em cidades maiores, embora o mesmo não tenha se repetido nas capitais naquele ano.


LEIA TAMBÉM

Perguntas Frequentes sobre a Participação Feminina nas Eleições Municipais de 2024

1. Quantas mulheres foram eleitas prefeitas em capitais brasileiras em 2024?

Apenas duas mulheres foram eleitas para comandar capitais: Emília Corrêa (Aracaju) e Adriane Lopes (Campo Grande).

2. Como foi a participação feminina em comparação com as eleições de 2020?

O número de candidatas que chegaram ao segundo turno em 2024 foi menor do que em 2020, quando havia 20 mulheres disputando nas capitais. Contudo, o total de mulheres eleitas em todo o país aumentou.

3. Em quais cidades grandes mulheres venceram em 2020?

Em 2020, mulheres foram eleitas em cidades como Bauru (SP), Caruaru (PE) e Pelotas (RS), entre outras, mas nenhuma nas capitais.

4. Qual foi o aumento na porcentagem de mulheres eleitas em 2024?

A porcentagem subiu para 17,92% em 2024, um aumento de dois pontos percentuais em relação a 2020.

5. Qual o impacto do aumento de vereadoras eleitas em 2024?

O número de mulheres ocupando vagas de vereadora cresceu para 18,24%, mostrando um aumento significativo na representatividade feminina nas câmaras municipais.

TAGGED:
Share This Article