Aplicativo ajuda cariocas a driblar dificuldades diárias no transporte público

Novidades do Quicko app permitem aos usuários obterem informações precisas de diferentes modais, trazendo mais segurança e facilidade durante o deslocamento urbano

Superlotação, composições depredadas, insegurança, estações fechadas, acidentes, intempéries, todos esses problemas que causam atrasos são vivenciados diariamente pelo cidadão carioca que utiliza o transporte público. Sobretudo num momento em que a pandemia ainda não regrediu, encarar uma viagem em um ônibus lotado é motivo de preocupação. Para auxiliar o carioca a driblar algumas dessas dificuldades, a Quicko, primeiro aplicativo 100% brasileiro de transporte e mobilidade urbana, anuncia uma importante atualização no aplicativo: a ampliação da cobertura dos ônibus em tempo real e demais modais. Com essa novidade, milhares de usuários do Rio de Janeiro podem planejar seus deslocamentos com mais segurança e facilidade, além de evitar aglomerações nos pontos de ônibus e terminais da capital.

A mudança beneficia principalmente o usuário que busca por trajetos mais longos em seus deslocamentos pela cidade. Além disso, o aplicativo já conta com a função de Aviso de Lotação para informar o quão cheia o modal está, feito de maneira colaborativa – basta o usuário clicar diretamente no ícone de sua parada de ônibus e selecionar que o veículo está lotado ou atrasado. Essas informações inseridas pelos próprios usuários ficam disponíveis para que outros viajantes que utilizam a plataforma vejam e tomem a melhor decisão na hora de escolher como chegar ao seu destino.

“O aplicativo ajuda bastante no meu dia-a-dia para saber os horários dos ônibus que eu pego com frequência para ir trabalhar e voltar para casa, já que não é fácil ter essa informação correta e muito menos se houve alguma alteração na grade horária; a gente fica sabendo por alguém só na hora de pegar a condução. Saber o tempo real é bastante interessante, deixa a gente mais seguro de que o ônibus vai passar naquele horário e que vai dar tudo certo pra chegar no destino a tempo”, relata Diego Lima, 32, que é entregador para restaurantes no Rio de Janeiro e usa o aplicativo para trabalhar. “Me ajuda muito também o alerta de trânsito e de lotação. Às vezes a gente acorda na pressa para ir trabalhar e não tem tempo de ver esse detalhe na internet, se o trânsito está bom ou ruim e se tem como fazer um trajeto melhor, principalmente aqui no Rio, onde o fluxo é bem complicado”, sentencia.

Presente no dia a dia da cidade há um ano, a Quicko agora possui a maior cobertura em tempo real na região com informações de rotas e diferentes combinações de modais em seu aplicativo, seja por meio de ônibus municipais, trens, metrô, VLT, bicicletas e até carros compartilhados – tudo para facilitar a vida daqueles que buscam as melhores alternativas para seus deslocamentos. Quem utiliza o app para dispositivos Android pode consultar os pins dos ônibus no mapa – verificando onde ele está para se programar antes de sair de casa, por exemplo -, a grade de horários e fazer a busca pelo nome ou número da linha que deseja. Já são milhares de avisos e alertas enviados, sendo que 67,7% dos reportes enviados são sobre atraso dos ônibus, 15,5% são sobre lotação no ônibus e 9,6% dos enviados reportam que está tudo certo com o veículo. Com o lançamento da funcionalidade, a Quicko dobrou o número de usuários que relatam as condições do modal no mês de agosto se comparado a julho de 2021.

De acordo com um levantamento da plataforma, cerca de 81,5% das buscas por usuários cariocas, feitas no app em junho de 2021, foram para deslocamentos com mais de 10 quilômetros. Já em relação aos modais, 90% dos usuários da Quicko no Rio de Janeiro usam transporte coletivo. Com a funcionalidade de acompanhamento por tempo real no aplicativo, disponível para Android e IOS, os cariocas poderão ter mais assertividade e facilidade na hora de ir para o ponto de ônibus, economizando ainda mais o tempo no seu deslocamento. Buscar formas mais seguras de deslocamento é uma necessidade para quem não pode parar e ainda precisa sair de casa.

Mais segurança

O novo recurso vem em um momento que demanda mais cuidados dos cariocas no transporte público. A pandemia exige menos tempo de exposição em situações de aglomeração – caso não possa ser evitada. Vale destacar que, na cidade do Rio de Janeiro, diversas linhas de ônibus foram desativadas, fazendo com que o cidadão tenha de enfrentar longas esperas para o embarque ou mesmo tenha de completar seu trajeto a pé por grandes distâncias. Além disso, segundo pesquisa de 2016 da Pinion, que entrevistou mais de 800 cidadãos cariocas para entender o que pensavam sobre a cidade, o trânsito (76%) e a mobilidade urbana (70%) foram selecionados como um dos 7 principais destaques negativos, atrás apenas da segurança pública e violência.

Segundo Pedro Somma, CEO da Quicko, este é mais um dos recursos apresentados pela startup para auxiliar neste período de pandemia. “Queremos fortalecer cada vez mais a comunidade de quem usa o transporte público, contribuindo com a segurança dos usuários e com a facilidade no deslocamento. Por isso, desenvolvemos o ‘alerta de lotação’; assim os usuários da Quicko poderão avisar os outros sobre situações que estão vivendo durante o transporte. Aliado aos outros recursos do aplicativo, como a possibilidade de traçar diversos trajetos e por vários meios de transporte para chegar até o destino, os usuários poderão tomar decisões com base em cenários mais claros, como lotação de transporte e atrasos”, afirma.

Esta é mais uma das ações da startup de mobilidade urbana que, além do Rio de Janeiro, está presente em outras sete regiões metropolitanas brasileiras – São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, Campinas, Porto Alegre e Curitiba. Entre as diversas facilidades que o app oferece em algumas capitais está a compra de crédito para bilhetes e cartões de transporte via Pix, através de uma conta digital agregada ao aplicativo da Quicko, onde o passageiro com celular munido do aplicativo pode pagar a tarifa da condução com mais praticidade e segurança.

Quicko no Rio de Janeiro

Além das informações em tempo real, os usuários da Quicko no Rio de Janeiro já contam com algumas ferramentas que facilitam os deslocamentos diários, como:

• Roteirização multimodal: o app traça sugestões de rotas combinando todos os modais públicos e privados disponíveis – ônibus municipais, trem, metrô, VLT, bikes compartilhadas e 99, para que o usuário possa escolher a mais rápida ou mais barata;

• Pontos de Bike: mostra pontos de compartilhamento de bicicleta mais próximos e informa a quantidade de bikes e de vagas disponíveis;

• Favoritar linha: permite que o usuário favorite suas linhas de ônibus preferidas, para que possa ter acesso às informações em tempo real sobre elas com facilidade e rapidez;

• Central de benefícios: oferece descontos e promoções, válidos para todo o país, em e-commerce, streaming de música, ônibus fretados e outros;

• Central de notificações: traz notícias atualizadas em tempo real sobre o transporte público na cidade do usuário, informando obras, greves, reajustes de tarifas, mudanças em linhas etc.;

• Reporte do usuário: pessoas de qualquer região da cidade podem reportar ocorrências nos transportes, como mudança no horário de ônibus, lotação ou outros imprevistos no trajeto. Os reportes ficam disponíveis para a comunidade do app;

• Compartilhamento de rotas: permite que o usuário compartilhe informações sobre o trajeto com outras pessoas, como locais e horários de embarque e de chegada, modais escolhidos etc.

Sobre a Quicko

Criada em setembro de 2018, quando recebeu um aporte inicial de US﹩10 milhões, a Quicko lançou o seu aplicativo no mercado em novembro de 2019. A startup nasceu da parceria entre o Grupo CCR e a J2L para desenvolver uma plataforma Mobility as a Service (MaaS), ou Mobilidade como Serviço, focada na experiência dos usuários do transporte público.

A plataforma da Quicko reúne no mesmo app tudo o que as pessoas precisam para se deslocar com mais conveniência e inteligência pela cidade. Entre as funcionalidades do aplicativo estão: recargas de cartões do transporte e celular pré-pago, informações em tempo real sobre o horário de chegada dos ônibus, sugestões de rotas e localização de estações de compartilhamento de bicicleta. Além disso, o passageiro também pode escolher sua linha de ônibus e monitorar o seu trajeto, reportando ainda ocorrências no transporte, além de compartilhar as suas rotas.

No início de 2021, a empresa recebeu uma rodada Series B de R﹩100 milhões. Hoje, a empresa possui mais de 80 colaboradores e atua em nove cidades do Brasil, disponibilizando o app em São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Fortaleza, Natal e Salvador. O time de liderança é formado por Pedro Somma (CEO), Carolina Badaró (COO), Felipe Cuconati (CFO) e Uriel Jaroslaswki (CTO/CPO).

Acesse quicko.com.br e saiba mais.