#Arte1EmMovimentoEmCasa traz entrevistas feitas por celular com artistas, críticos e curadores

Arte1 Em Movimento, a revista semanal produzida pela equipe do canal Arte1, continua levando ao ar, às quintas-feiras, às 21h30, matérias e conteúdos inéditos das mais variadas formas artísticas. E, desde a última semana, no esforço coletivo do isolamento contra o novo corona vírus, o programa é feito em parceria ainda mais estreita com os artistas, críticos e curadores, que enviam as entrevistas por celular.

No #Arte1EmMovimentoEmCasa desta quinta-feira (09/04), às 21h30, a editora-chefe do Arte1 Gisele Kato grava de sua casa e apresenta os destaques para o espectador conferir na quarentena.

Na edição desta semana, os bailarinos e coreógrafos Jorge Garcia, Mariana Muniz, Gal Martins e a São Paulo Cia de Dança participam de um projeto em que vídeos são postados nas redes sociais com a hashtag #danceemcasa. Eles compartilharam novas coreografias com o Arte1.

“Ensaio sobre a Cegueira”, livro de José Saramago adaptado às telonas por Fernando Meirelles, voltou para as listas dos mais vendidos ao lado da “Peste”, de Albert Camus, em tempo de covid-19. O crítico Manuel da Costa Pinto analisa a obra e relembra que esta não foi a única vez que Saramago escreveu sobre pandemias.

O Grupo Galpão ensaiava uma nova peça quando viu a estreia ser adiada por conta do novo corona vírus. A companhia então disponibilizou online peças icônicas do repertório, como “Romeu e Julieta”, e passou a fazer leituras de peças nas redes sociais. No segundo bloco do Arte1 Em Movimento, os atores Inês Peixoto e Eduardo Moreira falam sobre esta solução do Grupo Galpão.

Com shows cancelados por conta da pandemia, a Casa Natura Musical reuniu artistas para lives no Instagram. As cantoras Aíla e Josyara e o músico Felipe Cordeiro foram algumas das atrações das primeiras semanas do projeto e cantaram um pouco para o Arte1.

A cineasta Anna Muylaert fala sobre o seu recém-lançado livro de contos “Quando o Sangue Sobe À Cabeça”. A publicação, marcada pelo protagonismo feminino, levou mais de vinte anos para sair da gaveta.

E, para encerrar o último bloco, o cantor e compositor Chico César explica sobre como tocar e assistir às lives dos colegas músicos têm feito bem e confessa a crença que laços afetivos sairão fortalecidos deste período. Além de comentar a letra e melodia, ele toca “Indócil”, uma de suas mais recentes composições feitas em quarentena.

Durante este período de reclusão, o canal Arte1 fez um acordo com as operadoras de TV por assinatura Claro, Net, SKY e Vivo, e está agora com o sinal aberto para todos os assinantes, independentemente do pacote do usuário.Além disso, o Arte1 liberou o acesso gratuito, até o dia 15/4, de todo o conteúdo produzido pela equipe do canal em seu serviço de streaming, o Arte1 Play. São séries, documentários, entrevistas e reportagens do Arte1, somando mais de mil e duzentos vídeos de arte.

Sobre o Arte1

O Arte1 é um canal brasileiro de espaço qualificado que valoriza a produção independente e contribui na formação do público que gosta de arte. Dança, música, artes visuais, literatura, teatro, cinema, design, moda, arquitetura e fotografia são destaques na programação. Lançado oficialmente em março de 2013, o canal recebeu no mesmo ano a Menção Honrosa do Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte, pela iniciativa de criação de um canal de cultura. No ano seguinte, foi agraciado com o Prêmio ABCA 2014, na categoria de difusão das artes visuais na mídia.

Além da transmissão televisiva, o Arte1 tem o seu conteúdo on demand no aplicativo Arte1 Play, disponível para IOS e Android.

O canal integra a grade de programação das principais TVs por assinatura. Sky – 81; Net HD – 553; Claro TV HD – 553; Oi TV – 85; GVT – 84; Vivo TV – cabo 102; satélite 555; fibra 627.