Corpo, maternagem e cultura popular são temas da exposição de Cota Azevedo

7 de fevereiro de 2023
leia em 1 min
Atualizado em 29/11/2025 17:38

A artista visual Cota Azevedo apresenta a exposição “Amarrei o seu nome na boca do sapo” na próxima quinta-feira, dia 09 de fevereiro, às 16 horas, no Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro. A mostra individual da artista, conta com a curadoria de Luana Aguiar e reúne obras que remontam a suas experiências dos últimos 8 anos como a materialidade têxtil. O fazer manual permeia o repertório de Cota, que também apresenta pinturas e e fotoperformances.

Cota Azevedo. Foto performace. Amarrei o seu nome na boca do sapo
Cota Azevedo. Foto performace. Amarrei o seu nome na boca do sapo

Cota Azevedo nasceu no interior da Bahia e cresceu em Salvador. Suas memórias de infância remontam ao sertão baiano onde teve suas primeiras experiências com o bordado junto à avó. A poética da artista também é marcada pelas inúmeras mudanças que fez em sua vida, tendo morado em diversas cidades, de maneira a experimentar certo sentimento de exílio e não pertencimento. Além disso, a experiência de vida, da maternidade e da maternagem, sobretudo seus dilemas e conflitos, são presentes nas obras da artista: “a atividade das mulheres da minha família de tecer, bordar e costurar sobreviveu entrelaçados a minha memória e os assumo como um ato corporal criatório de reparação e resistência cultural”, afirma Cota.

O título “Amarrei o seu nome na boca do sapo” ressalta, ainda um sentido de vingança que parece emanar de suas obras. Importante lembrar que a imagem do sapo, se popularmente por um lado remete ao maldito, ao nojento e à magia de modo pejorativo, por outro, é sabido que diversas culturas o tinham como seres portadores de qualidades de proteção.

Cota Azevedo. Carne Tremula. pintura sobre linho cru.
Cota Azevedo. Carne Tremula. pintura sobre linho cru.

A curadora da exposição revela que Cota Azevedo “assume sua herança sagrada, e adiciona, ainda camadas de fabulação junto às suas investigações sobre a visceralidade do corpo”.  A exposição apresentará, portanto, um conjunto de obras que tratam das experimentações da artista e nos faz refletir sobre os sentidos tradicionalmente associados ao têxtil, ao corpo, à maternagem e à cultura popular.

SERVIÇO:             

Local: Centro Cultural Correios RJ (Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro, Rio de Janeiro – RJ)

Abertura: 09 de fevereiro às 16 horas

Visitação: 09 de fevereiro até 01 de abril de 2023

Horário: Terça a sábado, das 12h às 19h

Entrada: Gratuita

Classificação: livre

Informações: (21) 3088-3001/ E-mail: centroculturalrj@correios.com.br

A unidade conta com acesso para pessoas cadeirantes e limita a quantidade de visitantes, visando a não aglomeração. No local, é recomendado o uso de máscaras

JR Vital

JR Vital

JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.

Mais Lidas

Newsletter

Newsletter

Don't Miss

Beyoncé

Beyoncé aciona Justiça contra filme sobre Bolsonaro

Equipe da cantora reage ao uso
"Munch: Amor, Fantasmas e Vampiras" - crédito: Autoral Filmes

‘Munch: Amor, Fantasmas e Vampiras’ chega aos cinemas

Com distribuição da Autoral Filmes, filme