Pelé, uma lenda viva do futebol e embaixador do esporte, em um tempo em que os estádios ainda não haviam sido ocupados por sites de apostas como a Betcris, a Bodog ou a Rivalo, resolveu lançar uma canção para comemorar seus 80 anos de vida. A canção, escrita em parceria com a dupla mexicana Rodrigo Y Gabriela (que venceram o Grammy de melhor álbum instrumental em 2020), se chama “Acredita no Véio” e foi lançada na terça-feira, 20 de outubro.
Pelé sempre foi apaixonado por música e já se arriscou a cantar outras vezes, inclusive gravando um compacto com a grande Elis Régina, em 1969. A canção foi composta em 2005 por ele e pelo jazzista Ruria Duprat e chegou as mãos da dupla mexicana por acaso. Rodrigo Y Gabriela estavam trabalhando com o produtor Jorge Berlanga (amigo de longa data de Pelé) que ofereceu a canção a eles. Gravada toda pela internet, devido a pandemia de Covid-19, a canção é divertida e brinca com uma situação inusita, a mistura entre macumbá e futebol, algo muito comum na época em que o rei jogava bola.
Segundo ele, a canção é baseada em “fatos reais”. “Escrevi porque quando jogava no Santos, o treinador dizia que quando perdemos a culpa foi dos jogadores, mas quando vencemos foi a macumba que ajudou. A música está brincando sobre isso. É claro que macumba não ganha nenhum jogo”, disse o rei em entrevista durante o lançamento de “Acredita no Véio”. A canção foi lançada acompanhada de um vídeo clipe contendo imagens de Pelé jogando, e marcando gols, durante a, já, lendária Copa do Mundo de 1970, no México. O vídeo também é acompanhado por legendas em inglês, o que mostra a intenção dos produtores de atingir o mercado internacional. Hoje, cerca de uma semana após o lançamento do vídeo no Youtube, o mesmo possui pouco mais de 54 mil visualizações no site.
Pelé, que é considerado por muitos o maior futebolista de toda a história, nasceu em Três Corações, Minas Gerais em 1940 e fez história pelo Santos e pela Seleção Brasileira sendo campeão do mundo três vezes e liderando a seleção brasileira de 1970 (que é considerada, quase que unanimamente, a melhor seleção de futebol a jogar uma Copa) rumo ao título mundial daquele ano. O aniversário do rei foi amplamente divulgado e comemorado no Brasil e no mundo e o atleta deu muitas entrevistas e contou muitas histórias de seus tempos de jogador durantes os dias que precederam e sucederam seu aniversário.
Além de atleta, Pelé sempre gostou de se envolver no mundo artístico e além de álbuns de música participou também de filmes e telenovelas. Entre os filmes mais importantes que contaram com a presença do rei, estão “Os Trapalhões e o Rei do Futebol”, em que ele aparece ao lado do famoso grupo de humoristas (o filme foi um enorme sucesso de público no Brasil, atraindo quase 4 milhões de espectadores ao cinema, em 1986), e “Fuga para a Vitória” de 1982, uma produção internacional dirigida por John Huston e estrelada por nomes famosos como Michael Caine, Sylvester Stallone, Max Von Sydow e o grande zagueiro inglês Bobby Moore. E você? Escutou a canção lançada por Pelé? O que você achou dela?

