Brasília – O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, demonstrou insatisfação com a deputada Sâmia Bomfim (PSOL) por sua atuação contra o Projeto de Lei Antiaborto. A parlamentar lançou uma campanha intitulada “Arquiva Lira”, que já conta com mais de 175 mil assinaturas.
O que você precisa saber:
- Campanha “Arquiva Lira”: Sâmia Bomfim inicia abaixo-assinado contra Arthur Lira.
- Reação de Lira: Presidente da Câmara critica campanha durante reunião de líderes.
- Tentativa de participação: Sâmia Bomfim tentou participar da reunião como coordenadora-adjunta da bancada feminina.
- Exclusividade da reunião: Encontro foi restrito a líderes e vice-líderes.
🚨 ATENÇÃO: Lira admitiu que não consegue votar o PL 1904!
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) June 19, 2024
Se antes eles queriam votar o Projeto do Estupro às pressas, agora não conseguem mais. Em coletiva de imprensa, Lira anunciou que no segundo semestre criará um grupo de trabalho para debater o 1904, sem previsão de… pic.twitter.com/PX6lJJCdLp
Campanha “Arquiva Lira”
A deputada Sâmia Bomfim lançou a campanha “Arquiva Lira”, usando uma imagem de Arthur Lira com a inscrição “Arquiva Lira” sobre sua boca. O abaixo-assinado já reuniu mais de 175 mil assinaturas.
Em apenas um dia já somos quase 150 mil pressionando Arthur Lira pelo arquivamento. Assine a petição e ajude a pressionar: https://t.co/4j0CsjnAaf
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) June 17, 2024
Reação de Arthur Lira
Durante uma reunião de líderes em sua residência oficial na última segunda-feira, Arthur Lira expressou seu descontentamento com a campanha de Sâmia Bomfim, criticando a abordagem da deputada sobre o projeto de lei.
LEIA TAMBÉM
- Psol do Rio de Janeiro lança campanha “Com Milícia Não Tem Jogo!”
- Arthur Lira recua após desgaste com PL antiaborto
- Lira acelera tramitação de projeto antiaborto
- Deputado Paulo Ganime lança abaixo-assinado pedindo apoio à PEC do STF
- Deputadas iniciam campanha para barrar PL que criminaliza aborto
Tentativa de Participação
Sâmia Bomfim tentou participar da reunião como coordenadora-adjunta da bancada feminina, representando Benedita da Silva, mas foi informada de que o encontro era exclusivo para líderes, com vice-líderes substituindo os ausentes.