<strong>O que o clã Bolsonaro quer na Itália?</strong>

Entenda os benefícios que movem brasileiros a obter cidadania

Mais de 30 milhões de brasileiros são descendentes de italianos no Brasil. Uma parcela da população que aumentou a busca pelo reconhecimento ao passaporte europeu em 2022. O especialista em mobilidade global, Lucas Lima, que tem 15 anos de experiência, explica quais os benefícios que tem atraído brasileiros para a Europa.

O sonho de residir ou visitar a Europa, é constante na vida de vários brasileiros, principalmente entre os mais de 30 milhões de descendentes de italianos que formam a maior colônia fora da Itália. Lucas Lima, CEO da Aquila Global Group — a maior consultoria de mobilidade global presente nos EUA, Europa e Brasil, explica os benefícios adquiridos através do passaporte europeu.

“As vantagens de se tornar um cidadão italiano são múltiplas, tais como o acesso à saúde, educação pública e à previdência social, podendo morar em qualquer um dos países que fazem parte da União Europeia, dentre outros. Além disso, um cidadão europeu também tem direito a participar da vida política no país, podendo votar nas eleições e até se candidatar para alguns cargos”, afirma o especialista.
 

Segundo dados do Itamaraty, o número de brasileiros residindo em outros países cresceram 35% entre 2010-2020, passando de 3,1 milhões para 4,2 milhões. Entre 2018 a 2020, o aumento deu um salto de 88%, com 161 mil brasileiros residindo fora do país em 2020. No mesmo ano, a Itália, tinha a 6ª maior comunidade brasileira do mundo, ficando atrás de EUA, Portugal, Paraguai, Reino Unido e Japão.

Como conseguir a cidadania italiana?

Atualmente existem três modos, entre eles: através da descendência;laço matrimonial e por último, residencial, aplicado aqueles que não possuem os direitos citados anteriormente mas desejam residir legalmente no país. Lucas Lima explica o passo a passo burocrático para fazer a solicitação e adquirir o acesso.
 

Lucas Lima - Especialista em mobilidade global com 15 anos de experiência (Foto: Onevox Press)
Lucas Lima – Especialista em mobilidade global com 15 anos de experiência (Foto: Onevox Press)

“Primeiro, o solicitante deverá se inscrever no Consulado Italiano da região em que reside, preenchendo a lista de requerimento e assim a pessoa entrará oficialmente na chamada. Com a convocação do Consulado, tudo corre de maneira mais rápida. Inicia-se o processo administrativo, e com a entrega de toda a documentação para avaliar o pedido, se deferido, o cidadão também pode dar entrada ao passaporte italiano ”, explica o especialista

*Lucas Lima é especialista em mobilidade global com 15 anos de experiência. Palestrante expert em cidadania europeia (italiana e portuguesa) e processos de naturalização no exterior. Presidente da multinacional Aquila Global Group — a maior consultoria de mobilidade global. Coordena equipes de migração nos EUA, Brasil, Itália e Portugal. Mais informações: AquilaGlobalGroup