Saneamento, um legado às futuras gerações

O Novo Marco Legal do Saneamento é de fundamental importância para os municípios brasileiros.

A qualidade de vida da população é um dos fatores fundamentais para se aferir o nível de desenvolvimento de uma cidade. Os indicadores dos sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgoto são um grande atrativo para investimentos em um município, permitindo a criação de um ambiente favorável aos negócios que propicia a geração de emprego e renda para milhares de munícipes, formando um verdadeiro círculo virtuoso.

O Novo Marco Legal do Saneamento é de fundamental importância para os municípios brasileiros. Até 2033, as cidades devem garantir o acesso à água potável para 99% da população e atender à demanda de coleta e tratamento de esgoto para 90% dos cidadãos do país.

Com um trabalho profundo de gestão dos recursos hídricos, Jundiaí é referência nacional no atendimento aos objetivos preconizados pelo Marco Regulatório, introduzido pela Lei nº 14.026/2020. Durante décadas, o município não tem medido esforços na proteção dos seus mananciais e no aperfeiçoamento dos sistemas de captação, tratamento e distribuição de água. Com isso, alcançamos 99,7% de atendimento urbano de água e tratamos 100% de todo esgoto coletado.

A responsabilidade ambiental vai além de beneficiar os moradores do município. O Rio Jundiaí foi o primeiro do país a ser reenquadrado pelo Conselho de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (CRH) e passou de classe 4 para classe 3. Esse importante ativo ambiental da cidade permite que suas águas possam ser utilizadas, após tratamento, para consumo humano ao longo de um trajeto de 123 quilômetros, que corta oito municípios da região.

Nossa expertise com resíduos sólidos tem servido de referência para outras localidades pela enorme economia e redução dos impactos ao meio ambiente. Criamos o Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol), que é responsável pela produção de areia, pedras e asfalto ecológicos, aplicados na pavimentação de ruas e estradas do município.

A iniciativa agrega ainda a estação de transbordo de lixo orgânico, uma área destinada aos resíduos inertes, um lago com peixes e um picador de resíduos verdes, que posteriormente os agricultores utilizam gratuitamente para a preparação do solo para plantio.

Todas essas iniciativas vêm se somar aos nossos esforços para tornar Jundiaí uma cidade mais humana e sustentável, repercutindo nas bases da Cidade das Crianças. Sem sombra de dúvida, a qualidade do sistema de saneamento municipal influi diretamente nos indicadores de saúde do município e impacta no processo de desenvolvimento de Jundiaí.

Assim, cumprimos nosso compromisso de legar às futuras gerações uma cidade ambientalmente responsável e atenta às demandas básicas da população. Enquanto uma parcela significativa dos municípios brasileiros precisa acelerar projetos para o atendimento das metas do Novo Marco Legal do Saneamento, Jundiaí pode alçar voos mais altos e aprofundar seus cuidados por meio de projetos desde a primeira infância.