ArtMe convida o público a interagir e colaborar com histórias sobre artes visuais

Toda obra de arte tem uma história a ser descoberta, essa, justamente, é a ideia que levou ao ArtMe, uma plataforma colaborativa, criada para gerar conhecimento sobre artes visuais através de múltiplas narrativas.

O ArtMe conta com curadoria de conteúdo dos próprios usuários. A plataforma colaborativa é gratuita e está disponível para download na Apple Store e Play Store. Além disso, o aplicativo é estruturado em formato wiki e conta com curadoria de conteúdo feita pelos próprios usuários.

Professores, curadores, educadores, estudantes, artistas, amantes das artes são convidados a colaborar e se tornar um ArtVoice. Aliás, todos os textos são traduzidos para 18 idiomas e transformados em áudio por inteligência artificial, são os chamados ArtCasts.

O ArtMe nasce do desejo de compartilhar múltiplas visões sobre as artes visuais e levar conhecimento aos mais diversos públicos. O aplicativo também vai atuar em parceria com espaços independentes, galerias e instituições como o MAC-USP, uma das parcerias do ArtMe.

“Adotamos o lema da arte como voz. A arte está em todo lugar e deve ser acessível a todos. Por isso pensamos em uma plataforma democrática, plural e que traz muitas vozes”, afirma Eduardo Blucher.

O aplicativo é um dos seis finalistas do Immaterial Future Innovation Award, na Áustria. A premiação acontece no 4 de setembro, durante o Imaterial Future Forum, evento paralelo à ViennaContemporary, feira de arte de Viena, na Áustria. Além disso, a plataforma também está entre as dez finalistas do prêmio Entrepreneurship World Cup .