Associação Mulheres de Itaguaí dá show de solidariedade e conscientização nessa Páscoa

coletivo A.M.I.G.A.S na ação de Páscoa _ créditos: divulgação
A “A.M.I.G.A.S”: Associação de Mulheres de Itaguaí Guerreiras e Articuladoras Sociais realizará hoje (04/04) uma ação especial de Páscoa e conscientização sobre o coronavírus. Elas estão desde o início da pandemia realizando uma série de projetos de enfrentamento ao covid-19, principalmente com foco em resguardar a segurança alimentar de moradores das comunidades do Engenho e do Morro do Carvão.

Completando um ano, o grupo vem oferecendo uma série de iniciativas urgentes que visam principalmente o bem estar e a dignidade dos moradores dessas regiões. Promovem doações de roupas, feirinhas solidárias, onde os moradores podem buscar alimentos que são doados semanalmente pelo hortifruti da região, além de projetos de educação.

Desde Janeiro também estão oferecendo refeições prontas às famílias. Segundo Anna Paula, líder da Associação, essa atitude precisou ser tomada devido ao fato das famílias não terem mais onde fazer a comida, sem auxílio emergencial ou dinheiro para o gás, necessitando cozinhar à lenha. Porém, a maioria das famílias não tem fogão a lenha ou não sabem cozinhar assim; esse fato acarretou em um aumento significativo de pessoas, sobretudo mulheres, com queimaduras no corpo decorrentes das tentativas de cozinhar em situações precárias.

Outra ação desenvolvida pela Associação é a doação de barras de chocolate para as crianças na Páscoa. A ideia era que pudessem conseguir pessoas para “apadrinhar” crianças com o valor de uma ou mais barras de chocolate. Ao todos conseguiram arrecadar 405 barras, além de 38 padrinhos e madrinhas.

“Muito mais do que doar o chocolate, a grande mensagem que queremos passar, é que o coelhinho da páscoa quer trazer cuidado, prevenção, distanciamento, a necessidade do uso da máscara. Então buscamos de uma forma bem lúdica abordar sobre o covid-19 nas nossas comunidades” , afirma Anna Paula.

logo da Associação
O grande dia será hoje (04/04) e contará com a doação das barras de chocolate, feirinha solidária de alimentos, distribuição de angu com linguiça para todas as famílias, além de muitas brincadeiras que levarão mensagens importantes para as crianças e adultos presentes.

“Não estaremos só doando as barras, mas também fazendo um trabalho de conscientização. Conseguimos doações de máscaras infantis e falaremos sobre a necessidade de seu uso e do álcool gel. As mulheres ganharão calendários feministas e cartilhas sobre a Lei Maria da Penha. Teremos doação de roupas, feira solidária, e muito mais. Todo trabalho é uma ação integrada.”, reitera Anna Paula.

A Associação é composta por mulheres comprometidas com as lutas pelos Direitos Humanos das Mulheres, contra a Violência doméstica, Violência de gênero, e atua com foco no empoderamento, independência financeira feminina e poder de decisão sobre suas vidas. Elas realizam trabalhos importantes em áreas perigosas, lideradas pelo tráfico de drogas, com extrema vulnerabilidade social e econômica, e abandonadas pelo Estado.

Para conhecer um pouco mais e poder somar forças ao projeto: https://www.facebook.com/amigasitaguai/about/?ref=page_internal

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/


Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas


Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas