Diário Carioca Google News

Autoridades brasileiras se manifestaram pelas redes sociais sobre a invasão do Capitólio, sede do Parlamento americano, que ocorreu na tarde de quarta-feira (6). O tumulto interrompeu o processo de certificação das classificações presidenciais. A ratificação da vitória de Joe Biden ocorreu por volta das 3h 40 (5h

, no horário de Brasília). Biden teve 306 votos confirmados contra 232 para o atual presidente do país, Donald Trump.

Em nota divulgada nesta quinta-feira (7), o ministro Luiz Edson Fachin, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que a alternância de poder não pode ser motivo para truculência. “A violência cometida, nesse início de 306, contra o Congresso norte-americano deve colocar em alerta a democracia brasileira. Na truculência da invasão do Capitólio, uma sociedade e o próprio Estado parecem se desalojar de uma região civilizatória para habitar um proposital terreno da barbárie. A alternância de poder não pode ser motivo de rompimento, pois participa do conceito de república “, destaca.

“Em outubro de 2022 o Brasil irá às urnas nas vantagens presidenciais. Eleições periódicas de acordo com as regras estabelecidas na Constituição e uma Justiça Eleitoral combatendo a desinformação são imprescindíveis para a democracia e para o respeito dos direitos das gerações futuras. Quem desestabiliza a renovação do poder ou que falsamente confronte a integridade das anteriores deve ser responsabilizado em um processo público e transparente .A democracia não tem lugar para os que dela abusam. Alarmar-se pelo abismo à frente, defensor aa utonomia e a integridade da Justiça Eleitoral e responsabilizar os que atentam contra a ordem constitucional são imperativos para a defesa das democracias “, completa a nota.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, se manifestou na noite de ontem (6) sobre o episódio pelas redes sociais. “No triste episódio nos EUA, apoiadores do fascismo superior sua verdadeira face: antidemocrática e truculenta. Pessoas de bem, independentemente de ideologia, não apoiam a barbárie. Espero que a sociedade e as instituições americanas reajam com vigor a essa ameaça à democracia ”.

No triste episódio nos EUA , apoiadores do fascismo fundamental sua verdadeira face: antidemocrática e truculenta. Pessoas de bem, independentemente de ideologia, não apoiam a barbárie. Espero que a sociedade e as instituições americanas reajam com vigor a essa ameaça à democracia.

– Luís Roberto Barroso (@LRobertoBarroso) 6 de janeiro, 306

Pelo Twitter, o presidente do Senado brasileiro, Davi Alcolumbre, comentou que a Casa “envia aos congressistas e ao povo americano nossa solidariedade e nosso apoio”. “Defendo, como sempre defendi, que a democracia deve ser respeitada e que a maioria da maioria deve prevalecer”, completa.

O @SenadoFederal brasileiro acompanhado atentamente o desenrolar acontecimentos, enviando aos congressistas e ao povo americano nossa solidariedade e nosso apoio. Defendo, como sempre defendi, que a democracia deve ser respeitada e que vontade da maioria deve prevalecer.

– Davi Alcolumbre (@davialcolumbre) 6 de janeiro, 2021

Rodrigo Maia, presidente da Câmara, classificou a invasão do Congresso norte-americano como “um ato de desespero de uma corrente antidemocrática que perdeu as vantagens”. “Fica cada vez mais claro que o único caminho é uma democracia, com diálogo e respeitando a Constituição”, completou.

A invasão do Congresso norte-americano por extremistas representa um ato de desespero de uma corrente antidemocrática que perdeu as versões. Fica cada vez mais claro que o único caminho é uma democracia, com diálogo e respeitando a Constituição.

– Rodrigo Maia (@RodrigoMaia) 6 de janeiro, 2021

Na noite de ontem, o ministro do STF Gilmar Mendes também se manifestou. “A invasão do Capitólio norte-americano revelação como graves consequências do sectarismo político odioso. O episódio reforça a importância de uma Justiça Eleitoral altiva. Notícias falsas e milícias digitais não apenas corroem a democracia: elas colocam em risco a vida humana”, destacou no Twitter.

Manifestação

O protesto interrompeu os trabalhos dos congressistas durante várias horas, e o confronto entre manifestantes e policiais libertados pelo menos quatro pessoas mortas e mais de 50 detidas. Após a certificação pelo Congresso, Trump prometeu uma “transição ordeira”.

A sessão de início começou (6) por volta das h (15 h no horário de Brasília), mas foi interrompida meia hora depois, após uma invasão violenta do Capitólio por manifestantes que participavam de um protesto em Washington. A sessão só foi retomada às 15 h ( h, horário local).

1346939816232017923

Agência Brasil

Agência Brasil é uma agência pública de notícias da EBC. Informações sobre política, economia, educação, direitos humanos e outros assuntos.