BENEDETTA, do holandês Paul Verhoeven, será distribuído pela Imovision

O cinema está de volta, foi o Festival de Cannes é prova, que trouxe títulos como  BENEDETTA, do holandês Paul Verhoeven. Aliás, com uma movimentação inédita e ousada, a Imovision garantiu os direitos de distribuição do filme para a América Latina.





“Foram dias e dias de negociações, em que cada detalhe contava. No final, a experiência e expertise da Imovision no território brasileiro chamou a atenção. Acrescentando os outros territórios da América Latina na jogada, conseguimos assegurar que o filme seria nosso”, contou Jean Thomas Bernardini, presidente da Imovision.





A disputa mostra que o filme tem os elementos que os distribuidores estão procurando neste período conturbado para o cinema: potencial de público. Dirigido por Paul Verhoeven, de Instinto Selvagem, Showgirls e Elle, BENEDETTA traz o ingrediente favorito do diretor, a polêmica.





Baseado em uma história real e adaptado do livro “Atos Impuros: A Vida de uma Freira Lésbica na Itália da Renascença”, da historiadora Judith C. Brown, o filme se passa no século 17 e narra a vida de Benedetta Carlini (Virginie Efira), uma freira italiana que vive desde a infância em um convento na Toscana. Ela tem perturbações e visões religiosas e eróticas. Benedetta se vê ameaçada quando sua relação com a ajudante se transformar em um conturbado romance.





Ao ser questionado sobre as polêmicas envolvendo o filme e a acusação de blasfêmia, Paul Verhoeven declarou, “Eu realmente não entendo como você pode blasfemar sobre algo que aconteceu. Não se pode mudar a história depois do fato. Você pode dizer que aquilo era errado ou não, mas não pode mudar a história”.

Além de Benedetta, outras mulheres dominam o lineup da distribuidora, na frente e atrás das câmeras. Também exibido em competição, THE DIVIDE, de Catherine Corsini, traz Valeria Bruni Tedeschi e Marina Foïs como protagonistas. A comédia foi aplaudida por mais de 10 minutos após a sua primeira exibição, além de ganhar a Queer Palm.





Além disso, CLARA SOLA, de Nathalie Álvarez Mesén, conquistou a crítica internacional e o coração da Imovision. O filme se passa em um vilarejo remoto na Costa Rica, onde Clara, uma mulher de 40 anos, embarca em uma jornada para se libertar das convenções sociais e religiosas que a cercam e se empoderar, tornando-se dona de sua sexualidade.





Exibido na Semana da Crítica, ANAÏS IN LOVE, de Charline Bourgeois-Tacquet, traz o retrato de uma jovem que navega impulsivamente nas voltas imprevisíveis da vida e do amor. No papel principal, a nova queridinha dos franceses, Anaïs Demoustier, que entrega um dos melhores trabalhos de sua carreira.





“Encontrei nesses filmes o que eu acredito que o público esteja com vontade de assistir neste momento sombrio que vivemos. São filmes leves, divertidos e reveladores. Tudo isso sem perder a essência da Imovision, trazendo questões oportunas e valiosas que se relacionam com a nossa sociedade”, completa Bernardini.