Biden se reunirá com papa Francisco em 29 de outubro no Vaticano

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se reunirá com o papa Francisco no Vaticano no dia 29 de outubro, como parte da viagem que o levará a Roma para a cúpula do G20 e a Glasgow para a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26), no início de novembro, informou a Casa Branca nesta quinta-feira

Washington, 14 out (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se reunirá com o papa Francisco no Vaticano no dia 29 de outubro, como parte da viagem que o levará a Roma para a cúpula do G20 e a Glasgow para a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26), no início de novembro, informou a Casa Branca nesta quinta-feira.

De acordo com o comunicado oficial, Biden discutirá com o pontífice como “trabalhar em conjunto” para “encerra a pandemia de covid-19, abordar as mudanças climáticas e cuidar dos pobres”.

Esta será a primeira reunião cara a cara com o papa para Biden, o primeiro presidente católico dos EUA desde John F. Kennedy (1961-1963).

A cúpula dos líderes do G20 ocorrerá de 30 a 31 de outubro na capital da Itália, país que neste ano preside o grupo.

Embora ainda não tenha sido oficialmente confirmado, a expectativa é que o presidente americano tenha uma reunião bilateral com o da França, Emmanuel Macron, após a indignação francesa com a aliança de defesa entre EUA, Reino Unido e Austrália que levou ao cancelamento de uma encomenda multimilionária de submarinos franceses por parte de Camberra.

Biden viajará então para Glasgow para a COP26, nos dias 1 e 2 de novembro. O presidente dos EUA decretou no seu primeiro dia de mandato o retorno de Washington ao Acordo de Paris e se comprometeu a priorizar as mudanças climáticas em seu governo. EFE