Bike Rio supera 1 milhão de usuários

As laranjinhas já percorreram mais de 84 milhões de km e em 2020 contribuíram com a economia de mais de 2 mil toneladas de CO², que se fossem emitidos, seria necessário o plantio de mais de 14 mil árvores

O Bike Rio, sistema de bicicletas compartilhadas da Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, acaba de completar 1 milhão de usuários cadastrados. A contabilização foi feita desde a implantação da nova tecnologia PBSC, em 2018, que modernizou bicicletas, estações e aplicativo dos projetos Bike Itaú.

As laranjinhas vêm contribuindo desde 2011 com o trânsito da cidade e melhores condições de deslocamento das pessoas, para que o Rio de Janeiro prossiga no caminho das cidades inteligentes. “O projeto tão querido pelos cariocas, faz parte não só da rotina, como também da paisagem da cidade. No final de março, iniciamos a expansão do Bike Rio para bairros novos, em áreas da cidade onde já atuamos. Estudos que fizemos, mostram que são localizações importantes para complementar a mobilidade urbana na região. A superação de 1 milhão de cadastros é um marco, pois mostra a relevância e o sucesso do projeto”, comenta Marcella Bordallo, gerente regional da Tembici.

O Bike Rio registrou no último ano que 73% das viagens foram feitas em dias de semana, o que só comprova que cada vez mais pessoas estão utilizando a bike como meio de transporte que, além de contribuir com o afastamento social durante a pandemia, é um modal sustentável, econômico e prático. De abril de 2020 a janeiro de 2021, houve um aumento de mais de 500% de novos usuários.

A maior adesão de bikes impacta significativamente no planeta, somente em 2020, no Rio, mais de 2 mil toneladas de CO² foram economizadas, equivalente ao plantio de mais de 14 mil árvores, para que o planeta não sofra os danos causados, caso essa quantidade fosse emitida. Ao longo do ano, foram mais de 30 milhões de quilômetros percorridos, distância suficiente para dar 750 voltas na Terra.

O maior projeto de e-bikes compartilhadas da América Latina

No final de setembro, a Tembici e o Itaú anunciaram o lançamento do primeiro projeto latino-americano de bikes elétricas compartilhadas em sistema de estações fixas. Após um mês de operação, em constante crescimento, o projeto já havia registrado, em um mesmo dia, mais de 3 mil viagens e em fevereiro deste ano, o recorde foi batido, com 4 mil viagens em um único dia, um crescimento de 45% do número de viagens desde o lançamento no fim de setembro.

“Já utilizava e amava o sistema antes do lançamento das e-bikes, tenho o plano anual, mas agora com a bike elétrica, faço ainda mais trajetos pela cidade sem esforço algum. Acho a inovação muito importante para o trânsito, ela facilita a vida de quem a usa e contribui para o meio ambiente, é um carro a menos em circulação”, comenta Luciana Teubner, usuária do Bike Rio.

Liberação de bikes por QR Code

Em fevereiro, a Tembici divulgou a implementação de uma nova funcionalidade no Bike Itaú: a liberação de todas as bicicletas por meio de QR Code. A inovação vai ao encontro dos novos hábitos de cuidados pessoais exigidos durante a pandemia, uma vez que o usuário não precisa digitar os códigos no dock das estações para destravar a bicicleta, basta aproximar o celular, evitando contato com o equipamento. A novidade e já representa 42% dos desbloqueios sendo feitos pela função, que está disponível nas plataformas Android e iOS.

Higienização e cuidados com os usuários e cidade

Alinhado às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), sobre a bicicleta como principal modal de transporte neste período de pandemia, a Tembici reforçou a higienização de todas as bikes e estações. Além da limpeza diária com álcool 70%, ainda no centro de operações da empresa, todas as bikes são lavadas com cloro diluído em água. Mesmo com a limpeza recorrente, a Tembici recomenda que os usuários também apliquem álcool em gel 70% nas mãos antes e depois de utilizar as bicicletas, além de fazer uso de máscara