Bombeiros RJ realizou mais de 210 mil atendimentos em 2020

Corporação lança raio-x dos serviços prestados à sociedade

No ano em que o mundo parou, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) seguiu firme no propósito de salvar vidas. Na linha de frente da pandemia do coronavírus, a corporação realizou mais de 210 mil atendimentos à população fluminense em 2020. Uma média de 17 mil por mês e quase 600 por dia.

O CBMERJ, que acaba de completar 165 anos, atuou em mais de 26 mil combates a incêndios, 11 mil salvamentos marítimos e atendeu a 49 mil vítimas de acidentes de trânsito no ano passado.

– O Corpo de Bombeiros RJ socorre a população 24 horas por dia, 7 dias por semana, em todas as circunstâncias e em qualquer cenário. O ano de 2020 apresentou novos desafios para o mundo e para a corporação. Mas parar nunca foi uma opção. Nós atendemos, em média, uma ocorrência a cada dois minutos, em todo o Estado, no ano passado. Nos mantivemos incansáveis na missão de Vida Alheia e Riquezas Salvar – afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.

Anuário 2020

Estes e outros dados fazem parte do Anuário 2020 que a instituição acaba de lançar. O documento é um raio-X dos serviços prestados, com o registro de socorros realizados, números relacionados ao efetivo e aos materiais empregados no dia a dia da instituição, além de dados da área técnica, do sistema de ensino e instrução e de atividades culturais.

O conteúdo completo para pesquisa está disponível no link: http://www.cbmerj.rj.gov.br/anuario

Abaixo, seguem alguns dados a destacar:

– As aeronaves do CBMERJ se mantiveram 1.180 horas no ar, em voos operacionais, para atender a 813 eventos, incluindo atendimento direto às vítimas e transporte de órgãos para transplante;

– O Grupamento de Operações Aéreas do CBMERJ realizou 67 voos transportando órgãos e tecidos para transplantes no Estado;

– Nossas viaturas percorreram mais de 4 milhões de quilômetros no ano de 2020, o que daria para fazer 10 viagens à lua. Ou dar 314 voltas ao redor da Terra;

– Mais de 2.500 militares passaram pelos cursos de formação e aperfeiçoamento do CBMERJ, com 135 trabalhos produzidos;

– Em 2020 foram emitidos mais de 11.300 Certificados de Aprovação Simplificados (CAS) on-line pelo CBMERJ, mantendo o compromisso com o respeito ao cidadão e com a informatização dos processos da corporação.

A publicação também traz um compilado de informações dos últimos cinco anos (2016 a 2020):

Mais de 1,7 milhão de serviços prestados;
Mais de 640 mil atendimentos pré-hospitalares;
Mais de 230 mil atendimentos acidentes de trânsito;
Mais de 160 mil salvamentos e buscas;
Mais de 142 mil incêndios;
Mais de 129 mil salvamentos marítimos;
Mais de 3.100 atendimentos pelas aeronaves