Brasil perde para a Alemanha no handebol masculino e se despede dos Jogos

Com uma vitória e quatro derrotas, a equipe não conseguiu avançar para as quartas de final do torneio

A seleção masculina de handebol do Brasil está fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Com uma vitória e quatro derrotas na fase classificação, a equipe não conseguiu somar os pontos necessários para avançar às quartas de final. No último compromisso da etapa de grupos, o Brasil encarou a Alemanha e acabou derrotado por 29 x 25.

Foto: Jonne Roriz/COB

O primeiro tempo foi um sintoma de como seria difícil a vitória contra a seleção alemã. Aos 16 minutos, o Brasil ainda teve um baque com a lesão do goleiro Ferrugem, que saiu de maca com uma entorse no joelho. A parcial terminou com vitória da equipe europeia por 16 a 12.

No segundo tempo a Alemanha começou forte, abrindo 4 gols de vantagem e mantendo liderança confortável até quase o final do jogo, quando o Brasil intensificou a defesa e chegou próximo de empatar. No final, com ótimas defesas do goleiro adversário, a Alemanha venceu por 29 x 25 e encerrou as chances do Brasil de passar para a próxima fase da competição.

No ciclo olímpico dos Jogos de Tóquio, o Ministério da Cidadania investiu R$ 19,9 milhões no handebol por meio do Bolsa Atleta, programa de patrocínio individual do Governo Federal. Entre 2017 e 2021, foram concedidas 1.302 bolsas em todas as categorias para as atletas da modalidade. Entre os convocados para o torneio no Japão, 23 dos 30 jogadores, entre os homens e as mulheres, são contemplados pelo programa.

“A gente sabia que era importante chegar ao último jogo com opções e a gente chegou com possibilidade de se classificar. Sabemos da qualidade do time da Alemanha, começamos bem na defesa e no ataque mas tivemos a infelicidade de o Ferrugem se machucar. Ainda assim, conseguimos lutar até o final e chegamos nos últimos minutos com chance ainda. Jogamos bem, mas faltou energia”, disse Thiagus Petrus, em sua segunda participação olímpica.

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil