ABC coordena ajuda humanitária para vítimas das inundações no RS

Ministério das Relações Exteriores gerencia apoio internacional e nacional aos afetados pelas cheias no Rio Grande do Sul

Redacao
Por Redacao
2 Min Read

A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), está coordenando as ofertas de auxílio humanitário de Estados e organismos internacionais às vítimas das inundações no Rio Grande do Sul.

No domingo, 12 de maio, a cidade de Canoas recebeu a primeira parte da doação da ONG norte-americana Samaritan’s Purse, que inclui 10 estações de purificação de água e outros bens emergenciais.


O que você precisa saber

  • Data da Chegada: 12 de maio
  • Local: Canoas, RS
  • Doação: 10 estações de purificação de água, capacidade de 400 mil litros/hora
  • Beneficiários: Até 100 mil pessoas
  • Organizações Envolvidas: ABC/MRE, Ministério da Defesa, Defesa Civil, Receita Federal, Polícia Federal

Doações de Água e Materiais de Emergência

A primeira aeronave da ONG Samaritan’s Purse pousou na Base Aérea de Canoas com a carga, que foi armazenada para distribuição coordenada pela Defesa Civil.

A segunda aeronave deve chegar na segunda-feira, 13 de maio. Os equipamentos poderão fornecer água potável para até 100 mil pessoas.

Apoio Internacional e Nacional

O Japão ofereceu barracas, colchonetes, cobertores e purificadores de água, recepcionados pelo Comando Operacional Conjunto.

A ABC/MRE está em contato com a Embaixada do Japão para finalizar o processo de doação através da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). A agência também negocia com órgãos italianos e de outros países para receber mais doações.

A Embaixada Britânica, via Câmara Britânica de Comércio e British Council, doou itens de saúde e emergenciais ao estado. O Reino Unido demonstrou interesse em discutir ações bilaterais futuras na gestão de riscos e desastres com o Itamaraty.

Cooperação Regional no Mercosul

A Presidência Pro Tempore do Paraguai está em contato com o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil do Brasil, coordenando esforços no âmbito do Mercosul.

Grupos de trabalho sobre serviços hidrometeorológicos e alertas antecipados estão ativos desde 5 de maio, colaborando entre os países membros sobre os efeitos das cheias na Argentina e Uruguai.

Compartilhe esta notícia