Susto!

Aviões da Latam e Gol colidem no pátio de Congonhas; voos cancelados

Acidente não deixou feridos; passageiros foram realocados em outras aeronaves

Foto: Reprodução / Rede Social X
Foto: Reprodução / Rede Social X

Dois aviões das companhias aéreas Gol e Latam colidiram no pátio de taxiamento do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, na tarde de segunda-feira (29). O acidente, que ocorreu por volta das 17h04, não deixou feridos, mas resultou na necessidade de manutenção das aeronaves envolvidas e no cancelamento de dois voos da Latam.

Hello Bet
Hello Bet

De acordo com a concessionária Aena, responsável pela administração de Congonhas, a colisão ocorreu devido a uma falha no equipamento de pushback, operado por uma empresa contratada pelas companhias aéreas. O pushback é um procedimento que utiliza um equipamento especial para rebocar a aeronave da área de embarque até a pista de taxiamento, antes da decolagem.


LEIA TAMBÉM

Em nota, a Gol explicou que, durante o procedimento de pushback do voo G3 1238, que sairia de Congonhas para Florianópolis, a ponta da asa de um avião da Latam entrou em contato com a cauda da aeronave da Gol. “Os clientes desembarcaram em segurança, nosso valor número 1, e foram reacomodados em outra aeronave para seguirem viagem”, informou a companhia.

A Latam, também em nota, esclareceu que a aeronave do voo LA3935, que havia acabado de chegar do Rio de Janeiro, colidiu em solo com a aeronave da Gol enquanto taxiava no aeroporto de destino. “Todos os passageiros e a tripulação foram desembarcados normalmente e em total segurança. A companhia esclarece que a aeronave foi recolhida para manutenção e que está apurando a ocorrência”.

Como consequência do acidente, a Latam cancelou dois voos: o LA3064 (São Paulo/Congonhas-Curitiba) e o LA3069 (Curitiba-São Paulo/Congonhas). “A Latam ofereceu a assistência necessária aos passageiros dos voos cancelados, que serão acomodados em outros voos da companhia, conforme disponibilidade. A Latam lamenta os transtornos e ressalta que adota todas as medidas técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos”, afirmou a companhia.

A Aena informou que está colaborando com as investigações para determinar as causas exatas da falha no equipamento de pushback e garantir que medidas sejam tomadas para evitar incidentes futuros. O Aeroporto de Congonhas opera normalmente após o ocorrido, com todos os procedimentos de segurança sendo rigorosamente seguidos para garantir a integridade de passageiros e tripulações.