A obra está sendo realizada em Alagoas. Segundo a Prefeitura de Pilar, a 35 quilômetros de Maceió, o monumento ficará no Complexo Cultural e Religioso Dilma Canuto. Trata-se de um projeto ambicioso, “planejado para se tornar o maior Cristo do mundo, com 70 metros de altura, equivalente a um prédio de 23 andares”.
Pelas suas dimensões, a estátua será mais alta que o famoso Cristo Redentor, do Rio de Janeiro. O objetivo é que obra bata o recorde do chamado “Cristo Rei”, monumento que tem 52 metros de altura e fica na Polônia.
Até agora, a construção do “Cristo de Pilar” durou cerca de dois anos e a ideia é retratar Jesus ressuscitado. Dessa forma, os trabalhos são coordenados pelo escultor cearense Markus Moura, que também foi responsável pelo Cristo construído no município de Encantado, no Rio Grande do Sul. Conforme dados da prefeitura gaúcha, a estátua tem 43 metros de altura e é a maior de Jesus no Brasil.
LEIA TAMBÉM
- Conheça a história do monumento a Independência do Brasil no Rio de Janeiro
- Cristo Redentor celebra o Dia Nacional do Samba
- Praças do Rio, dos subúrbios ao Centro, formam roteiro escolhido pelo público do Rolé Carioca em abril
- Monumentos do Rio de Janeiro serão iluminados para a campanha Maio Amarelo
- Cristo Redentor completa 92 anos
Previsão de inauguração
A obra de Alagoas deve custar R$ 12,2 milhões, financiada com verba da prefeitura. Em princípio, o monumento pesará cerca de 3 mil toneladas. Dessa maneira, será instalado um elevador interno para levar os visitantes a um mirante de vidro, localizado na altura do coração do Cristo.
Por fim, a intenção é que seja possível apreciar a vista do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba. Todavia, a expectativa é de que o “Cristo de Pilar” seja entregue até o fim de 2024.