Como a enorme participação eleitoral iludiu Bernie Sanders na Super Terça-feira

BURLINGTON, Vt. – Depois de perder a maioria dos estados da Super Terça-feira para Joseph R. Biden Jr. , senador Bernie Sanders fez uma avaliação impressionante de sua campanha, reconhecendo que estava “decepcionado” com os resultados e que sua mensagem crucial da campanha de inspirar os jovens a votar estava aquém.

“Tivemos o sucesso que eu esperava em trazer jovens?” ele disse a repórteres durante uma coletiva de imprensa reunida às pressas em seu escritório de campanha em Burlington, Virgínia. “A resposta é não.”

A concessão destacou um desafio fundamental para os políticos de Sanders revolução, que se tornou cada vez mais clara: estado após estado, há poucas evidências – pelo menos fora da Califórnia – de que ele gerou maior participação entre os jovens eleitores. E embora ele tenha prometido entregar uma participação recorde, pode ser de fato o Sr. Biden quem está conseguindo isso, motivado por seu forte apoio entre os eleitores negros.

No Texas, onde Biden prevaleceu sobre Sanders, apenas 15% dos eleitores tinham menos de 30 anos e quase dois terços tinham 45 anos ou mais, segundo pesquisas de opinião pública. A distribuição etária foi semelhante na Califórnia.

Em nenhum estado as pessoas com menos de 30 anos representaram mais de 20% do eleitorado, com base nas pesquisas de saída, e na maioria dos estados representaram 15% ou menos.

tão poucos jovens votaram, não importava que Sanders os vencesse por enormes margens, porque Biden conquistou os eleitores mais numerosos e mais abundantes.

Além disso, enquanto Sanders conseguiu galvanizar os eleitores latinos – ele os conquistou cerca de 27 pontos percentuais sobre Biden, na Califórnia -, esforçou-se para conseguir apoio entre os eleitores negros.

No Alabama, onde os eleitores negros eram metade do eleitorado, Sanders os perdeu em mais de 60 pontos. Ele perdeu por mais de 50 pontos na Virgínia e por mais de 40 pontos no Texas e na Carolina do Norte. Em vários estados, ele ficou em terceiro lugar entre os eleitores negros, atrás não apenas de Biden, mas também de Michael R. Bloomberg.

Em Minnesota, Sanders tinha uma grande lacuna de gênero. . Ele contou com o apoio de 37% dos homens, segundo as pesquisas de opinião pública, muito perto dos 39% de Biden. Mas ele ganhou apenas 25% das mulheres, em comparação com 41% de Biden. Sanders se saiu extraordinariamente bem entre os eleitores negros, que eram um ponto de luta para ele em outros estados: ele ganhou 43% deles. Mas ele ganhou apenas 27% dos eleitores brancos, responsáveis ​​pela maior parte do eleitorado de Minnesota.

Ao contrário dos primeiros concursos, quando essas falhas não impediram o Sr. Sanders de vencer, sua incapacidade de expandir o eleitorado foi crucial para suas perdas na Super Terça-Feira, quando o Sr. Biden venceu ele em 10 dos 14 estados, incluindo Texas, Virgínia e Carolina do Norte.

Após o desempenho dominante do Sr. Sanders em Nevada há menos de duas semanas atrás, seus assessores e assessores haviam operado com nova arrogância, cautelosamente otimista sobre suas chances, mesmo em estados do sul como Carolina do Sul, que eles esperavam perder. Ele competiu especialmente forte na Virgínia, Carolina do Norte, Massachusetts e Minnesota, realizando grandes comícios que dobraram como demonstrações de força.

Mas, enquanto o relógio passava à meia-noite de terça-feira e suas perdas começou a se acumular, o tom dinâmico da campanha mudou bastante. Quando Sanders subiu ao palco em um comício na noite das eleições em Essex Junction, Virgínia, ele foi desafiador, declarando que “venceria a indicação democrata”, apesar de uma série de resultados mais fracos do que o esperado. Assessores e conselheiros insistiram que ainda era cedo e pediram aos repórteres que não tirassem conclusões.

“Se você desligar a televisão às 22h. esta noite, você acordará amanhã para uma corrida diferente ”, disse Mike Casca, porta-voz do Sr. Sanders, a certa altura.

Mas na quarta-feira de manhã, esse otimismo estava

“É claro que estou decepcionado”, disse Sanders na entrevista coletiva em Burlington. “Eu gostaria de vencer todos os estados com um deslizamento de terra. Isso não vai acontecer. ”

Ele culpou seu desempenho inferior em parte pelo” veneno “da” mídia corporativa “.

Como ele começou a fazer nos últimos dias, ele também definiu a corrida como uma entre ele e o Sr. Biden, e estabeleceu contrastes explícitos entre seu registro e o do ex-vice-presidente.

“Joe e eu temos um histórico de votação muito diferente”, disse ele. “Joe e eu temos uma visão muito diferente para o futuro deste país. E Joe e eu estamos executando campanhas muito diferentes. ”

“Minha esperança é que, nos próximos meses, possamos debater e discutir as diferenças muito significativas que temos”, acrescentou.

The Rachel Maddow Show ”no MSNBC na noite de quarta-feira, Sanders criticou duramente o histórico de Biden na guerra do Iraque, falência e previdência social.

Sr. Sanders também disse que o Michigan, que tem suas primárias na terça-feira, foi “dizimado” por acordos comerciais que o Sr. Biden apoiou.

Sanders disse. “Fui ao México para ver o que o NAFTA faria. Joe votou por esses acordos terríveis. ”

Alguns apoiadores do Sr. Sanders – incluindo importantes representantes como o representante Ilhan Omar de Minnesota – argumentaram que a senadora Elizabeth Warren, de Massachusetts, permanecendo na corrida, enquanto vários moderados desistiram, foi parcialmente responsável pelo desempenho decepcionante do Sr. Sanders.

Mas, embora os apoiadores de Sanders acreditem que muitos dos apoiadores de Warren teriam migrado para ele, pesquisas de saída sugeriram que a mudança teria sido pequena demais para alterar o resultado em estados-chave.

Veja as mulheres brancas com formação superior: o grupo mais forte de Warren e um dos mais fracos de Sanders. Se Warren desistisse, Sanders poderia ter se beneficiado duas vezes mais que Biden entre os eleitores, disse Patrick Murray, diretor do Instituto de Pesquisa da Universidade Monmouth. Mas Maine provavelmente teria sido o único estado a passar do Sr. Biden para o Sr. Sanders como resultado.

Sr. Biden provavelmente ainda venceria o Texas, Minnesota e Massachusetts – apenas com margens um pouco menores, segundo Murray. Os eleitores de Warren geralmente gostam de Sanders, ele disse; “É apenas que o apoio dela não é grande o suficiente para ter se dividido o suficiente na direção dele.”

De fato, com base nas pesquisas de saída, o Sr. Bloomberg quase certamente desviou mais votos de Biden do que Warren, de Sanders.

Apesar das vitórias ou quase vitórias de Sanders em Iowa, New Hampshire e Nevada, os resultados dessas competições já haviam desafiado sua promessa de transformar fundamentalmente o eleitorado e expandir o Partido Democrata.

A participação em Iowa foi menor do que o esperado, um aumento de 3% em relação a 2016, e o aumento concentrou-se em áreas com boa educação onde o Sr. Sanders lutava de acordo com uma análise do New York Times ; nos distritos onde ele venceu, a participação aumentou apenas 1 ponto percentual.

Não havia sinal de aumento dos eleitores de Sanders em New Hampshire, ou em Nevada, onde a participação caiu. bem aquém dos níveis de 2008, apesar de uma década de crescimento populacional e de uma nova opção de votação antecipada que atraiu cerca de 75.000 eleitores.

Também não havia evidências claras nos primeiros estados de muito maior participação dos jovens, um grupo tipicamente de baixa participação que Sanders há muito tempo diz que pode motivar a participar das pesquisas. A participação dos eleitores democratas pela primeira vez no eleitorado realmente diminuiu em Iowa, New Hampshire e Nevada em comparação com 2016.

Sydney Ember relatou em Burlington, Vt., E Maggie Astor, Nova york. Michael Levenson contribuiu com reportagem de Nova York.

Mais informações sobre o assunto