Delta Sucroenergia esclarece vídeo de queimada controlada

Redacao
Por Redacao
3 Min Read

Rio de Janeiro — Após um vídeo de uma queimada controlada viralizar nas redes sociais, a Delta Sucroenergia esclareceu que as imagens foram registradas em 29 de maio de 2024, na região do Patrimônio dos Poncianos, em Conceição das Alagoas/MG. O vídeo mostra a aplicação da técnica de contra-fogo, prevista em lei, usada para evitar a propagação de incêndios.

Resumo da Notícia

  • Delta Sucroenergia esclarece que vídeo mostra queimada controlada, realizada de acordo com a lei.
  • O vídeo foi gravado em Conceição das Alagoas, Minas Gerais, em maio de 2024.
  • Autoridades ambientais estiveram no local e não encontraram irregularidades.

Queimada Controlada e Técnicas de Prevenção

A técnica de contra-fogo é uma prática legal utilizada para combater incêndios florestais, essencial para evitar que o fogo se espalhe. Segundo a Delta Sucroenergia, a queimada ocorreu sob supervisão e foi realizada de acordo com as normas ambientais. As autoridades locais confirmaram que não houve infrações ambientais no procedimento.

Histórico da Empresa

Em 2015, a usina Delta foi acusada de provocar um incêndio na zona rural de Uberaba, que resultou na queima de grandes áreas de vegetação. Embora tenha sido condenada e multada em 2021, a Justiça de Minas Gerais extinguiu a pena em 2022 devido à prescrição do caso.

Apoio ao Combate aos Incêndios na Região Sudeste

A empresa destacou que a região Sudeste do Brasil enfrenta um aumento nos incêndios, intensificados por fatores climáticos, como ventos fortes provocados pela chegada de uma frente fria. A Delta Sucroenergia afirmou que seus equipamentos e brigadas estão apoiando os Bombeiros no combate aos focos de incêndio, contribuindo para controlar a situação.

Confira abaixo a nota da Delta Sucroenergia na Integra:

A Delta Sucroenergia esclarece que o vídeo que está circulando nas redes sociais foi gravado em 29 de maio de 2024, na região do Patrimônio dos Poncianos, em Conceição das Alagoas/MG. As imagens mostram a equipe aplicando a técnica do contra-fogo, prevista em lei, essencial para impedir a propagação de incêndios. As autoridades ambientais, cientes do vídeo, estiveram no local e não constataram irregularidades.

Reiteramos que a região Sudeste enfrenta incêndios intensificados por fenômenos climáticos, como a chegada da frente fria, que aumentou os ventos. Todos os nossos equipamentos e brigada estão ativamente apoiando os Bombeiros no combate aos focos de incêndio.

Além disso, alertamos que estão surgindo fake news sobre a situação. Pedimos à população que não acredite em qualquer informação sem antes verificar a veracidade dos fatos. A Delta Sucroenergia repudia qualquer ato criminoso relacionado a incêndios, reconhecendo os graves prejuízos econômicos, dos quais também é vítima, e, principalmente, os danos à saúde humana, à fauna e à flora.

Pedimos que a população esteja vigilante e denuncie atividades suspeitas pelo 181.

Compartilhe esta notícia