34.1 C
Rio de Janeiro
terça-feira, fevereiro 25, 2025
InícioBrasilEm três dias consecutivos, paraguaios protestam nas ruas contra presidente Benítez

Em três dias consecutivos, paraguaios protestam nas ruas contra presidente Benítez

Centenas de paraguaios saíram às ruas do país, pelo terceiro dia consecutivo, pedindo a renúncia do presidente Mario Abdo Benítez, a quem responsabilizam pela crise pela qual passa o país, com acusações de má gestão da pandemia da covid-19 e da lentidão na campanha de vacinação contra a doença.

Participam do protesto, em especial, familiares de infectados e falecidos por coronavírus, bem como trabalhadores do setor de serviços e que foram impactados pela crise. Os atos do domingo (7) ocorreram em frente à residência presidencial Mburuvicha Róga, em Assunção, capital paraguaia. Os manifestantes afirmam que irão permanecer em protesto até que o mandatário saia do poder. 

A primeira manifestação, na noite da última sexta-feira (5), ocorreu próximo ao Congresso Nacional, e acabou terminando com repressão policial e uso de balas de borracha e gás lacrimogêneo contra os que protestavam. Segundo a Telesur, a noite acabou com um saldo de 21 feridos e vários danos materiais. Já no protesto de sábado, ao menos oito pessoas foram levadas à delegacia.

No último período, o Paraguai enfrenta uma quantidade recorde de novos casos pela covid-19 e apenas 0,1% da população de 7 milhões recebeu ao menos uma dose do imunizante.

:: Leia mais: Paraguai: após protestos, presidente pede que ministros coloquem cargos à disposição ::

Retirada de ministros

Após os protestos do primeiro dia, Abdo Benítez pediu a saída de três ministros: Saúde, Julio Mazzoleni, que já havia pedido a renúncia; da Educação, Eduardo Petta; e da Mulher, Nilda Romero; além do chefe do Gabinete da Presidência, Juan Ernesto Villamayor. O mandatário ainda afirmou que outros poderão ser demitidos e que todos deveriam colocar seus cargos à disposição.

O Paraguai tem mais de 168 mil casos confirmados de covid-19 e mais de 3,3 mil mortes, segundo mapa da Universidade Johns Hopkins,

*Com informações da Telesur.

Edição: Vivian Fernandes


Relacionadas

Confira outros assuntos:

Mais Lidas

Parimatch Cassino online