Encontro de mineração começa nesta terça-feira, em Goiânia, e discute situação das pequenas e médias empresas

Redacao
Por
Redacao
Equipe
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca
- Equipe
3 Min Read

Com início nesta terça-feira (27), o 8º Encontro Nacional de Média e Pequena Mineração vai abordar diversos temas relevantes do setor, sob a ótica das empresas de mineração de médio e pequeno porte, em nove diferentes painéis. Vários especialistas participam da programação, que seguirá até quinta-feira (29), no Centro de Convenções de Goiânia. 

O Encontro é organizado pela Brasil Mineral,  Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração (ABPM) e pelo Sindicato da Indústria Extrativa do Estado de Goiás e Distrito Federal (SIEEG) — e tem o apoio da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB). 

O editor executivo da Brasil Mineral, Francisco Alves, explica o propósito do evento: “O principal objetivo do encontro é discutir a situação das médias e pequenas empresas no Brasil, que são em número bastante elevado. Pouca gente sabe, mas existem 7300 empresas desse porte atuando na mineração brasileira, sendo responsáveis pela produção de bens  minerais”, contextualizou.

Nos três dias de programação, haverá discussões sobre o novo cenário regulatório da mineração, o mercado consumidor de minerais industriais, minerais críticos e transição energética, financiamento e atração de investimentos para o setor, além dos planos estaduais de mineração — entre outros temas.

O painel que irá abordar créditos de carbono e mineração vai contar com a presença de vários especialistas, entre eles o gerente-executivo de Meio Ambiente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Davi Bomtempo. Sobre a relevância do mercado de carbono, Bomtempo destaca sua relação com a mineração e outras áreas. 

“É bastante importante, não só para a mineração, mas para aqueles setores mais energointensivos, ou seja, aqueles que já estão descritos na política nacional de mudança climática, mas aqueles também que vão trabalhar a questão energética, principalmente petróleo e gás, e também o setor elétrico, então para o conjunto da economia é uma oportunidade também de negócio, e a mineração com certeza está incluída dentro desta oportunidade”, ponderou.

Junto ao Encontro Nacional de Média e Pequena Mineração, acontecerá a 2ª edição da Brasmin, Feira da Indústria de Mineração. A Feira contará com 120 expositores, que vão apresentar exemplos de tecnologias, sustentabilidade e recomposição do meio ambiente, gestão de manutenção e novos formatos de trituração e peneiramento. 

Para saber mais sobre o encontro, conferir a programação completa e se inscrever, os interessados podem acessar encontromedpeq.brasilmineral.com.br. O evento será transmitido pelo canal Brasil Mineral no Youtube. Já quem deseja se credenciar para visitar a feira deve acessar brasmin.com.br. 

Compartilhe esta notícia