Fecomércio RJ orienta empresários sobre legalidade de escritórios contábeis

A Fecomércio RJ teve acesso a um levantamento realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ)

Redacao
Por Redacao
3 Min Read

A Fecomércio RJ teve acesso a um levantamento realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), que constatou a existência de seis mil escritórios que prestam serviços de contabilidade de forma ilegal no estado do Rio de Janeiro.

No Brasil, país com grande número de obrigações acessórias e tributárias, as atividades contábeis e fiscais demandam muita atenção e presteza, justamente porque, quando executadas incorretamente, podem gerar altas multas aos negócios.

A partir do número apontado pelo levantamento, a Fecomércio RJ deu início a uma campanha para orientar empresários a checarem se prestadores de serviços contábeis estão com o registro em dia com o conselho da classe, cuja obrigatoriedade é regulamentada por lei (Decreto-Lei nº 9.295/46). Para fazer a verificação, é necessário acessar o site do CRCRJ (bit.ly/ConsultaCRCRJ) e buscar pelo nome do profissional ou do escritório contábil, CPF ou CNPJ, para confirmar se estão registrados.

Para Samir Nehme, presidente do CRC RJ, as funções desempenhadas pelo profissional da contabilidade para a manutenção e evolução dos negócios exigem muita responsabilidade, por isso é imprescindível que esses profissionais estejam em situação legal com o conselho, onde passam por fiscalização e recebem capacitação constante.

“Uma boa contabilidade impacta muito positivamente a geração de riqueza e a gestão do negócio. Além da entrega de obrigações principais e acessórias, a informação técnica para embasar a tomada de decisão é o maior bem que um profissional contábil registrado, atualizado e capacitado tecnicamente pode trazer para a empresa. Por isso, a recomendação é: verifique se o seu contador é registrado no Conselho. Não confie seu patrimônio a um leigo”, explica Nehme.

Na visão do presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, o planejamento e o controle contábil são estratégicos para a sustentabilidade de uma empresa, permitindo racionamento de custos, decisões operacionais e investimentos. “O trabalho desempenhado pelos contadores é responsável por mostrar aos gestores os seus custos, despesas, receitas, lucratividade, ativos e passivos, informações essenciais para a boa saúde financeira de qualquer negócio. Nos últimos anos, temos estabelecido convênios que levam serviços às empresas e profissionais de contabilidade visando o aperfeiçoamento de suas atividades”, finaliza Queiroz

Compartilhe esta notícia