A costureira, Angelita Rodrigues, afirma ter sido enganada enquanto comprava ovos em Taboão da Serra, São Paulo. Segundo a vítima, um vendedor passou em frente à sua casa, na última quarta (31). Após negociação, ela efetuou a compra com cartão no valor de R$ 22, mas teve uma surpresa ao verificar o extrato bancário: o valor cobrado foi R$ 1.022.
Imagens veiculadas pelo programa Balanço Geral, da TV Record, mostram a cliente realizando o pagamento, enquanto o suspeito aparece com o carro estacionado na rua, segurando a maquininha para fazer a cobrança.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), o estelionato foi registrado pela Delegacia Eletrônica e encaminhado ao 1º DP de Taboão da Serra. “A autoridade policial aguarda a representação criminal para dar prosseguimento nas investigações”, afirma a pasta.
LEIA TAMBÉM
- Coronavírus: Prefeitura do Rio terá costureiras do samba na confecção de capotes descartáveis a profissionais de saúde
- Cantor Nahim é encontrado morto aos 71 anos em SP
- Futsal abre portas e fomenta o futebol de meninas e mulheres no Brasil
- O adeus à Miguel Baldez: ícone da advocacia popular brasileira
- Justiça inocenta deputada em caso de denúncia de violência contra mulheres praticada por Secretário de Segurança de Taboão da Serra
O que é estelionato?
Conforme informa o site JusBrasil, é crime previsto no art. 171 do Código Penal, que pune com reclusão de 1 a 5 anos e multa quem utiliza fraude para obter vantagem ilícita e causar prejuízo a outra pessoa. As penalidades podem variar conforme a gravidade do caso e suas circunstâncias.
Ressalta-se que a Lei Anticrime (Lei 13.964/2019) contém modificações quanto ao tratamento deste crime, com o aumento de penas em casos específicos e agravantes quando a vítima for idosa, criança, adolescente ou pessoa com deficiência.
As vítimas devem procurar as autoridades competentes. Em caso de emergência, disque 190.