A Prefeitura de Maricá, Região Metropolitana do Rio, tem alertado os moradores sobre golpes que têm sido aplicados na cidade envolvendo a Moeda Social Mumbuca. Segundo informações registradas na 82ª DP (Maricá), duas mulheres se passam por servidoras públicas e têm abordado idosos, onde coletam dados pessoais sob falsas promessas de acesso ao Renda Básica de Cidadania (RBC).
As suspeitas visitam residências sob a alegação de que os moradores têm direito ao benefício, apresentando documentos falsificados, incluindo um papel timbrado com assinatura adulterada. Elas solicitam biometria e reconhecimento facial das vítimas, além de informarem que os cartões do benefício serão entregues em domicílio.
LEIA TAMBÉM
- Câmara do Rio debate criação da Moeda Social Carioquinha
- Plataforma de mobilidade urbana de Maricá expande serviço para incluir mototaxistas
- Aplicativo MumbuCar é lançado em Maricá para conectar taxistas e passageiros
- Moeda social de Maricá completa dez anos, com 80 mil contas correntes
- Maricá combate evasão escolar com programa “Mumbuca Futuro”
A recomendação da Prefeitura é que qualquer abordagem semelhante seja imediatamente reportada às autoridades competentes, sem fornecer informações pessoais ou permitir a coleta de dados sensíveis como digitais ou fotos do rosto.
A Secretaria de Economia Solidária esclarece que não tem realizado cadastramentos ativos para novos beneficiários do RBC, enquanto o Banco Mumbuca reforça que seus funcionários não realizam visitas domiciliares para coleta de informações ou entrega de cartões.
Em caso de dúvidas, os usuários podem confirmar a identidade dos funcionários pelos canais oficiais de atendimento: 21 3731-1021 ou @bancomumbuca.