Excesso de calor?

Homem morre durante exercício físico em ginásio; caso não é isolado

Vítima costumava ir ao local e passou mal enquanto descansava

Agentes do Samu no ginásio do IFMT, após constatarem o óbito. Foto: Reprodução / Redes Sociais
Agentes do Samu no ginásio do IFMT, após constatarem o óbito. Foto: Reprodução / Redes Sociais

Um indivíduo não identificado morreu enquanto praticava exercícios no ginásio do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). A fatalidade ocorreu na noite de segunda-feira (16), em Cuiabá, capital do estado.

Hello Bet
Hello Bet

Conforme o relato de testemunhas, o esportista costumava ir ao local e sempre fazia pausas para descansar entre as séries de exercícios. Contudo, em uma dessas pausas, ele desmaiou. No momento, dois agentes de saúde estavam no ginásio e prestaram os primeiros socorros à vítima.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas o homem não resistiu, falecendo no local. Segundo o site VG Noticias, a vítima tinha cerca de 40 anos, mas sua identidade não foi revelada no registro da ocorrência.

Todavia, equipes da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Polícia Civil foram acionadas e o corpo foi conduzido para os devidos trâmites burocráticos.


LEIA TAMBÉM

Atenção com a saúde

Conforme noticiado pelo Diário Carioca, esse não é um quadro isolado. Desde agosto, trata-se do quarto caso de morte durante prática de exercício físico. No dia 14 daquele mês, a médica Luciana Xavier Oliveira, de 26 anos, morreu enquanto fazia esteira em Belo Horizonte, Minas Gerais. No dia 17, o adolescente Davi Fabiano Felício, de apenas 17 anos, também morreu em uma academia, dessa vez em Florianópolis, Santa Catarina.

No dia 26, uma professora de educação infantil morreu após passar mal enquanto se exercitava. Kércya Bispo de Freitas, de 32 anos, sofreu um aneurisma durante atividade física, em Santa Rosa do Piauí, a 275 quilômetros de Teresina. Por fim, o foi registrado o caso da noite de segunda-feira (16), em Cuiabá, uma das capitais mais quentes do Brasil.

É necessário ressaltar que as altas temperaturas registradas pelo país podem agravar problemas de saúde, muitas vezes silenciosos. Leia as dicas do DC para evitar problemas no calor extremo.

Por fim, além de atendimento de emergência como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), há também as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Atendimento Médico Ambulatorial (AMA) e os hospitais pelo país. Para saber onde receber atendimento preventivo e verificar se a sua saúde está em dia para realizar exercícios físicos intensos, clique aqui.