A vida como ela é

Idoso leva três novinhas para motel e acaba no hospital

Caso ilustra os altos índices de mortes por doenças relacionadas ao coração no país

Ambulância do Samu estacionada em frente a garagem para atendimento médico.
Foto: CM7 Brasil

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado na tarde da última quinta-feira (1º), em um motel localizado no bairro Monte das Oliveiras, em Manaus, capital do Amazonas.

Hello Bet
Hello Bet

No local, um idoso sofreu um princípio de infarto enquanto realizava uma festa acompanhado por três mulheres. De acordo com o portal CM7 Brasil, nenhum dos envolvidos teve sua identidade revelada e todos passam bem.

Doenças cardíacas lideram mortes no Brasil

As enfermidades cardiovasculares podem afetar o coração e os vasos sanguíneos, como a doença arterial coronariana, que envolve dor no peito e infarto agudo do miocárdio. De acordo com o Ministério da Saúde, elas são a principal causa de morte no Brasil.

Os principais fatores de risco são: tabagismo, colesterol em excesso, hipertensão, obesidade, estresse, depressão e diabetes. Ressalta-se que os diabéticos têm de duas a quatro vezes mais chances de sofrer um infarto.

Deve-se levar em conta que algumas enfermidades são desenvolvidas ao longo da vida e o uso de estimulantes sexuais, como o Viagra, são seguros desde que a pessoa tenha um coração saudável.

Os principais sintomas de um ataque cardíaco são:

  • Dor ou desconforto no centro do peito, nos braços, ombro esquerdo, cotovelos, mandíbula ou costas
  • Dificuldade em respirar ou falta de ar
  • sensação de enjoo ou vômito
  • sensação de desmaio ou tontura
  • suor frio e palidez.

Para as mulheres, também são sintomas a falta de ar, náuseas, vômitos e dores nas costas ou mandíbula.

Tratamento na rede pública

A instituição de datas como Dia Nacional de Conscientização das Doenças Cardiovasculares na Mulher ilustram os altos níveis de mortes relacionadas ao coração. De acordo com relatório publicado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) em 2023, “As DNC [Doenças Não-Comunicáveis, como a diabetes, as doenças cardiovasculares ou respiratórias] constituem o principal grupo de causa de morte em todo o mundo, sendo responsáveis por óbitos prematuros, perda de qualidade de vida, além de impactos econômicos e sociais adversos”.


LEIA TAMBÉM

Neste sentido, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento para a prevenção, diagnóstico e tratamento. As Unidades Básicas de Saúde, disponibilizam ações de prevenção, como acompanhamento e monitoramento de fatores de risco como hipertensão e diabetes. Caso seja necessário o diagnóstico de doença cardiovascular, é feito encaminhamento para a Atenção Especializada, onde o paciente tem acesso atendimento com especialista, exames, tratamento e os procedimentos necessários, ambulatoriais ou cirúrgicos. Para mais informações sobre os cuidados e possibilidades de tratamento, clique aqui.